Mãe da semana: Carina Ramos: Você sabe o que é retinoblastona?
Iniciamos esse ano com a Carina, mãe do Pietro. Quando li o depoimento da mãe dessa semana achei legal o alerta que ela fez para que outras mães ficassem atenta sobre a retinoblastoma. Conheça a história dela e do Pietro!!!
***
Passei o pior Natal da minha vida, pois 2 dias antes do Natal, o meu filho havia recebido um pré diagnóstico que tirou meu chão: retinoblastoma.
Antes de explicar o que é o retinoblastoma, vou falar um pouco de como é possivel desconfiar a doença.
Em maio de 2015 notei uma mancha branca no olho direito do Pietro, apenas em algumas fotos com flash. Sendo assim, corri a um oftalmo e fiz todos os exames possíveis para detectar esse tipo de problema, mas graças a Deus não encontraram nada.
Por conta da mancha, recomendaram que ele passe por exames a cada 6 meses, principalmente até 3 anos de idade, fase mais suscetível a doença (o risco geral é até 5 anos). Porém poucos dias antes da data marcada, a mancha ficou ainda mais forte e eu corri para um novo profissional.
Chegando lá ele refez todos os exames, e apesar de não achar nada, me encaminhou para o INCA (hospital do câncer). Foi então que o desespero bateu, afinal, pra que eu estava sendo encaminhada pra lá se não havia tumor?
Isso ocorreu dia 21/12, e foi nesse clima tenso que passamos o natal aqui.
Ontem foi a consulta do Pietro lá no INCA, ele foi examinado por especialistas em retinoblastoma e fez todos os exames possíveis que podem detectar um câncer.
Mais uma vez veio a boa notícia: OLHO LIMPO, SEM TUMOR, SEM CÂNCER! – Eu estou nas nuvens, é un alívio sem fim!
***
O retinoblastoma é um tumor maligno que geralmente se apresenta em crianças até 5 anos, sendo a fase de risco maior até 3 anos. Quanto mais cedo for descoberto, maior as chances de cura que podem chegar a 98% dos casos. Em casos já avançados, é feita a retirada do olho, e pode acontecer do câncer passar para outras partes do corpo.
Por isso a qualquer sinal de uma mancha branca diferente no olho, em foto tirada com flash, busque. Ajuda médica e faça um exame de fundo de olho. Sim, uma foto pode salvar a vida do seu filho!
NEM TODO OLHO MANCHADO TEM O TUMOR, MAS INVESTIGAR NÃO CUSTA NADA!
Antes Depois