Você sabe a diferença entre o cantinho do pensamento e o cantinho da calma?
A tarefa de ser pai e mãe, as vezes pode parecer uma missão muito difícil, e na verdade é! Às vezes os pais acabam se enrolando quando precisam disciplinar a criança. Disciplinar é diferente de castigar a criança.
Existem duas opões que serão abordadas logo abaixo. Elas proporcionam resultados diferentes. Uma está punindo a criança, a outra está ensinando.
Para exemplificar vai ser usado os seguintes nomes: Cantinho do Pensamento e Cantinho da Calma.
Ver essa foto no Instagram
No Cantinho do pensamento, como você pode conferir na ilustração acima, é o adulto quem decide onde a criança vai ficar, decide quando a criança vai e quanto tempo ela fica ali. O objetivo disso é punir! Essa atitude pode até proporcionar resultado a curto prazo. Porém, não promove empatia, inteligência emocional e nem auto confiança. Essa atitude não promoverá autonomia na criança, pois ela depende de intervenção externa.
Agora no Cantinho do Pensamento é completamente diferente. A criança vai escolher qual canto do quarto irá decorar. É a própria criança que vai determinar o momento de ir para esse cantinho sempre que for necessário se acalmar ou então de um tempo para si.
Ela permanecerá neste local até o momento em que se sentir confortável. Essa ação tem como objetivo o espaço e tempo positivo para a criança aprender a se acalmar. Os resultados são notórios no curto e longo prazo.
Ações assim promovem segurança, autoconfiança, inteligência emocional, auto conhecimento e empatia. Adultos também podem usar essa técnica quando precisarem se acalmar. No fim, tudo isso promove autonomia.