Vídeo: durante trabalho de parto gestante é agredida por médico em Manaus
O caso aconteceu em 2018, em uma maternidade de Manaus, mas as imagens foram divulgadas apenas em 2019. Nelas, é possível perceber que o médico está completamente impaciente.
Para qualquer gestante o parto já é um momento cheio de tensão. Agora se ele for feito por um médico impaciente e completamente irritado a situação piora mais ainda. Foi exatamente isso que ocorreu em uma maternidade chamada Balbina Mestrinho, que fica localizada na cidade de Manaus. O vídeo que mostra o ocorrido acabou se tornando viral e está sendo muito compartilhado nas redes sociais. Embora o caso tenha ocorrido em 2018, ele continua sendo muito debatido nas redes sociais.
Em um primeiro momento a grávida grita e pede auxílio devido a uma câimbra. Nesse momento uma enfermeira vai até ela. No vídeo é possível ver uma mulher, que é parente da gestante pedindo para que ela seja encaminhada para o centro cirúrgico.
É possível escutar ela dizer:
“To implorando, por favor! Leve ela, por favor”.
No segundo momento ela faz ameaça a chamar a imprensa e o médico lhe responde prontamente:
“Pode chamar quem for”
Após isso, o médico ergue às duas mãos para o alto e na sequência bate na virilha da gestante. A paciente começa a gritar de dor:
“ele ‘malinou’ muito de mim, ele me bateu”
Na ocasião, por meio de uma nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas informou que somente após o vídeo viralizar nas redes sociais que tomaram conhecimento do fato.
Parte da nota dizia o seguinte:
“não há qualquer registro na maternidade ou na Ouvidoria sobre o fato”.
A Secretaria ainda diz que não concorda com a conduta do médico identificado como Armando Andrade Araújo. Sendo assim, o então vice-governador e secretário de estado de Saúde, Carlos Almeida, solicitou à direção do Instituto de Ginecologia e Obstetrícia do Amazonas que o médico em questão fosse afastado e que o CRM (Conselho Regional de Medicina) iria receber um pedido de providências relativo ao caso.
Governo abre processo administrativo contra médico que agrediu gestante
Ainda foi dito que pelo governo que um processo administrativo já tramitava para investigar uma outra denúncia de negligência contra o mesmo médico. Porém, não foi informado qual seria o tipo de negligência. Ainda de acordo com o noticiário local, em 2015 o mesmo médico teria sido preso por fazer parte de uma quadrilha que fazia cobranças daqueles que precisavam fazer partos em maternidades públicas em Manaus.
O Igoam (Instituto de Ginecologia e Obstetrícia do Amazonas), também emitiu uma nota em relação ao caso. Por e-mail foi dito que eles abominam qualquer forma de violência contra uma mulher gestante, e que só ficou sabendo do caso após o vídeo viralizar.
De acordo com Anderson Gonçalves, diretor-presidente do Igoam,
“o sócio envolvido será encaminhado ao Conselho Disciplinar para apreciação do caso conforme previsto no Regimento Interno, resguardando o direito ao contraditório e ampla defesa”
Finalizando o instituto diz que:
“reafirma o seu compromisso com os serviços prestados à sociedade, enfatizando que o fato ocorrido é de caráter individual e não reflete o trabalho coletivo realizado pelos demais sócios da empresa”
O desfecho em relação ao parto e a identidade da vítima não foram divulgadas pelo Governo do Estado. Logo abaixo você pode assistir o vídeo que mostra como tudo aconteceu.
Fonte: Revista CRESCER