Vídeo de médico rompendo bolsa de bebê que nasceu empelicado viraliza na web
Bebê nasce empelicado em RO, e vídeo de médico rompendo bolsa conquista web
A gravação de vídeo é pequena, são somente 9 segundos, porém são 9 segundos bastante curiosos, e ao mesmo tempo, de muita emoção, que mostram a chegada de uma nova vida. Miguel veio ao mundo empelicado, no dia 20 de novembro, em Vilhena, na Rondônia, em um parto de cesárea. Isso significa que ele veio ao mundo antes que a bolsa amniótica fosse rompida. Na foto, é nítido ver o bebê tranquilo, dormindo e aconchegado na bolsa amniótica. No exato momento em que o médico rompe, o pequeno na mesma hora solta um choro.
A gravação de vídeo, postada pela mãe, a empresária Andressa Nunes Rodrigues, de 18 anos de idade, rapidamente se tornou viral na web. Ela contou orgulho para a revista CRESCER, que não estava esperando que o vídeo tivesse toda essa repercussão. Quando ela e o seu companheiro, Vitor Ferreira, de 20 anos, viram o vídeo já estava sendo compartilhado em todos os cantos do país. Ela conta que ficaram bastante felizes, postaram o vídeo como uma maneira de agradecer a Deus por terem o privilégio de vivenciar esse momento, pois conforme o que foi dito pela obstetra que acompanhou a jovem, somente um bebê a cada 80 mil vem ao mundo dessa maneira. Ainda completou que após a gravação ter viralizado, o médico dela contou que diversas mulheres o procuraram, em busca de ter um parto assim. Porém, ele explicou que não são todos os bebês que vem ao mundo dessa maneira.
O pequeno Miguel é o primogênito do casal. A jovem conta que teve uma gestação muito abençoada, que não ocorreu nenhum tipo de complicação e que trabalhou até o último dia. O pequeno veio ao mundo com 38 semanas e dois dias. Ela queria fazer uma cesárea e o parto estava previsto para o dia 25 de novembro, porém quando foi no dia 20, ela começou a entrar em trabalho de parto, porém mesmo assim ela continuou com o desejo de fazer a cesárea. Ela finalizou contando que nunca tinha visto algo assim, que não sabe nem explicar o que sentiu naquele momento, aquele momento foi totalmente especial, ele já veio ao mundo brilhando.
Conheça o que é um parto empelicado
Na maioria dos casos, o saco amniótico que é também conhecido como bolsa, rompe-se durante o trabalho de parto, um pouco depois da mulher começar a sentir as primeiras contrações. Mas, em certas situações raras, isso acaba não ocorrendo e o bebê vem ao mundo ainda no saco amniótico. Os partos que acontecem desta forma são mais conhecidos como empelicados e estima-se que ocorram em uma vez a cada 80 mil partos.
De acordo Paola Fasano, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, que fica localizado no estado de São Paulo. Os médicos ainda não sabem bem ao certo por qual motivo esse tipo de parto ocorre, porém não traz nenhum tipo de malefício, nem para a criança e nem para a mãe. Muito pelo contrário, tanto a bolsa quanto o líquido amniótico protege o bebê das contrações muito cortes do útero, o que ajuda a diminuir os riscos de traumas através do canal vaginal.
https://www.youtube.com/watch?v=HYpN-riu_HQ
Os partos empelicados podem acontecer também durante cesáreas e são bastante desejados pelo médico quando a mãe possui alguma doença infecciosa, como o HIV, pois o saco amniótico evita que o bebê tenha contato direto com o sangue materno. Em muitas culturas e relatos que existem desde os tempos medievais, nascer dentro do saco amniótico é considerado um sinal de boa sorte para a criança.
Fonte: G1