Pente-fino elimina fila de espera para concessão do Bolsa Família
Desde o início do ano o Ministério da Cidadania vem trabalhando para combater as fraudes no programa de transferência de renda. Com isso, os processos de concessão de benefícos estão sendo mais rápidos. O bolsa família, que faz parte programa de transferência de renda está sendo concedido para as famílias em situação de vulnerabilidade social em média em 30 dias da data da solicitação.
O benefício do governo normalmente é usado pela população para a compra de gás e alimentos, o que permite que algumas famílias possam fazer mais que uma refeição por dia.
Todavia, segundo o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o pente-fino é um instrumento para garantir que o auxílio chegue realmente à população mais vulnerável, quem precisa de verdade. A peneira na lista de beneficiários assegura que o público-alvo do programa não espere mais do que 45 dias para começar a receber o recurso.
“O Bolsa Família já teve fila de milhões de pessoas que precisavam participar do programa e que não conseguiam, porque a vaga estava ocupada por quem não necessitava. Acabou a fila para proteger aqueles que realmente carecem do benefício”, salienta Osmar Terra.
Programas de transferência de renda
O programa de transferência de renda foi criado para contribuir no combate à pobreza e à desigualdade social no Brasil. Atua em três eixos: complemento de renda, acesso a direitos – como educação, saúde e assistência social e articulação com outras ações para garantir o desenvolvimento das famílias beneficiárias.
Para participar dos programas do governo os interessados devem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Além disso, o registro pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou na gestão municipal do Bolsa Família e do Cadastro Único.
Por fim, deixe-nos saber o que achou, porque dua opinião é muito importante para nós.
Fonte: www.mds.gov.br
Foto: Rafa Zart