Geral

‘Muitas pessoas não acreditavam que eu conseguiria’, revela autista que foi premiado por nota na Universidade de Coimbra

Com uma das maiores notas, Diogo Nolasco começou a cursar História na Universidade de Coimbra, que fica em Portugal. Diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Diogo foi o ganhador do prêmio UC á Frente. Tendo uma grande paixão pela área conhecida por seus colegas e professores, ele contou que, no entanto, nem sempre foi dessa maneira.

Em uma entrevista cedida para a instituição Diogo conta que ao longo de seu percurso escolar, diversas pessoas desacreditavam de que ele poderia fazer o que quisesse. Sofreu bullying, foi humilhado e sempre teve uma grande dificuldade para se socializar com outras pessoas. Ele também relatou que, quando estava no ensino fundamental, recebeu apoio profissional para poder conseguir concluir os estudos e, desta maneira, conseguiu.

Academia do Autismo
Diogo também contou mais sobre o quão apaixonado é por História. Ele afirma que o curso sempre a sua grande obedecer, as pessoas que também tem TEA de nível 1, costumam ter, desde novinhas, um interesse particular por um tema bastante específico e isso se reflete, após, ao nível de suas escolhas em relação ao curso de carreira. Ele ainda ressalta que as áreas que ele mais tem interesse em seu curso é o Cristianismo (a origem, a atualidade, as evoluções e as mutações) ou a Segunda Guerra Mundial.

Apesar de tudo isso, ele conta que tem dificuldades em seu dia a dia. Diogo conta que não acredita que possa tirar carteira de motorista, por exemplo. Hoje, para ir para a faculdade, ele conta com a ajuda de sua vizinha, que lhe dar uma carona até o local.

Fonte: Canal Autismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo