Mãe e bebê com condição rara fazem sucesso nas redes sociais
Dificilmente Fátima Gomes, de 31 anos de idade e o filho Théo, de apenas 3 meses de vida, passam despercebidos. Isso pois ambos possuem uma condição rara e genética que é chamada de piebaldismo, que é caracterizada principalmente por manchas brancas na pele e uma mecha branca nos cabelos.
No entanto, o que já foi motivo de grande incômodo, hoje tornou-se um orgulho. Em uma entrevista que ela concedeu para a revista CRESCER, ela conta que já nasceu assim e pelo que tem conhecimento, sua bisavó, avós, sua mãe e alguns de seus irmãos, ela e o filho tem, portanto, é algo hereditário. Ela lembra que a aceitação foi um processo, pois até os 24 anos de idade foi bastante complicado, ela não aceitava, então pintava o cabelo a cada 15 dias.
Ela, que nasceu no estado de Minas Gerais, porém reside no Distrito Federal, contou que foi seu companheiro, José Neto; que ajudou a perceber a beleza de sua mecha. Ela conta que deixou de esconder a mecha, porém as manchas na barriga e nas pernas, até atualmente, ainda tem uma certa dificuldade de mostrá-las. Devido a isso, ela sempre está usando roupas que cobrem.
Condição rara
As manchas chamam bastante a atenção das pessoas que sempre perguntam se é vitiligo ou queimadura, outras perguntam-se ela pintou o cabelo daquela cor. Essas coisas a deixavam muito incomodadas, pois na escola ela sofreu muito bullying sendo chamada de “pintadinha”.
Théo, o único filho do casal, veio ao mundo há três meses com a mesma condição genética da mãe. Porém, na época, não foi motivo de comemoração. Ela conta que não imaginava e nem queria que o filho nascesse com o mesmo sinal. Ficou muito triste ao perceber que ele também tinha. Mas, com o passar do tempo, mudou completamente a sua mente em relação a isso.
Parece que Deus usou o nascimento do filho para transformar a mães, ela quer que ele entenda desde cedo que essa condição diferente, não irá impedir ele de ser feliz e realizar qualquer coisa que sonhar em sua vida: que ele possa enxergar a beleza nele mesmo, e que sempre esteja com a autoestima elevada.
Após começar a compartilhar suas fotos nas redes sociais, ela contou que passou a receber diversas mensagens de pessoas demonstrando apoio a ela.
Sobre o piebaldismo
O piebaldismo ou albinismo parcial é uma genodermatose rara e autossômica dominante. Em cerca de 90% dos casos, as pessoas possuem a mecha de cor branca frontal nos cabelos e máculas despigmentadas assimétricas na pele, que são causadas pela ausência de melanócitos que são os responsáveis por produzir pigmentos na pele e nos cabelos.
Fonte: Informe Notícias