Aprenda a fazer a compressa de gengibre que é eficaz contra vários problemas
Essa compressa é muito comum no oriente, embora seja pouco usada no ocidente, ela é muito eficaz contra várias malezas. Juntando os benefícios do gengibre e as técnicas de aplicação em lugares específicos, a compressa pode resolver vários problemas do corpo.
Antes de saber como funciona a compressa, é importante aprender a fazê-la em casa. Veja a receita logo abaixou e fique surpreso com o poder dessa compressa.
Componentes
4 litros de água
110g de gengibre ralado ou um pouco mais de uma xícara de chá
1 toalha limpa
1 unidade de gaze
1 unidade de cordão
Como preparar:
Embale o gengibre ralado dentro de uma gaze com bastante cuidado e forme uma bola;
Quando a água atingir o ponto de fervura, adicione a gaze com o gengibre e abaixe o fogo;
Deixe lá de 5 a 7 minutos até que exale o cheiro do gengibre e a água fique com um tom amarelado;
Pode usar uma colher de pau pra apertar a gaze durante a fervura;
Com o fogo ligado na potência mínima, mergulhe a toalha limpa na água;
Retire a toalha e aperte para o excesso de água sair;
Aplique a toalha quente na região que deseja.
É muito importante ver a temperatura, pois se ela estiver muito quente e entrar em contato com sua pele pode te queimar. Então, deixe ela esfriando até que a temperatura seja agradável para você.
Quando a toalha começar a esfriar, a mergulhar novamente na água quente. Repita o processo até que complete cerca de 20 a 30 minutos que a compressa está em contato com a pele.
Agora que você já sabe a receita, vamos falar quais os benefícios essa compressa pode trazer para a sua rotina.
1. Reduz dores musculares
Foi comprovado que o gengibre possui óleos essenciais ajudam a diminuir a dor. Dessa forma, a compressa ajuda no relaxamento muscular.
Por este motivo, seu uso é muito importante no pós treino, ela é muito recomendada para grandes atetlas. Pois alivia dores musculares e permite uma recuperação física melhor.
É importante ressaltar que não faz efeito tão rápido, os resultados são a partir de 1 dia após a aplicação. Devido a isso, o esforço físico em excesso durante esse período não é recomendado.
2. Anti-inflamatório
Um anti-inflamatório excelente é o gengibre, que combate inflamações localizadas.
Logo, o ideal é que a compressa seja aplicada na área inflamada durante um tempo de 25 minutos. Essa compressa serve como uma substituição natural para os anti-inflamatórios químicos.
3. Reduz a tensão nos ombros
Para alguns indivíduos, a dor nos ombros é bem presente. Por conta da postura incorreta, dos estresses diários, essa tensão nos ombros aparece.
A compressa de gengibre, além de auxiliar no alívio desses sintomas, ajuda a inibição da tensão nos ombros. Isso acontece porque o potencial analgésico presente na compressa, fera muito conforto e alívio.
4. Dor nas costas
Por ser um ótimo analgésico e anti-inflamatório, alivia a dor nas costas. Isso ocorre pois ela consegue eliminar a sensação de desgaste na musculatura da área, e acaba gerando conforto.
5. Asma e bronquite
Esses são dois problemas respiratórios que estão ligados a inflamações, localizados especificamente nas vias aéreas.
Dessa forma, a compressa de gengibre pode auxiliar na diminuição dos sintomas da bronquite e da asma, pois ela é rica em óleos anti-inflamatórios naturais.
É importante lembrar que por mais que a compressa seja cheias de benefícios, ela não pode ser usada por algumas pessoas. Abaixo estão os grupos que não podem usar:
Bebês;
Portadores de pneumonia;
Pessoas com febre;
Pessoas com artrite.
A compressa também não pode entrar em contato direto com a barriga de gestantes. Isso trará problemas para o feto. Mesmo que não seja aplicada na barriga, as gestantes devem consultar um medico antes de fazerem uso da compressa.
Fonte: Dicasonline.com