Geral

Após remover as mamas, mãe descobre que não tinha câncer

Sarah Boyle de 28 anos, mães de duas crianças, que reside no Reino Unido ficou em estado de choque quando os médicos contaram o que ela tinha em 2016. Na época, ela precisou fazer meses de quimioterapia até ser submetida a uma mastectomia — uma cirurgia que remove as mamas, tendo como objetivo evitar que a enfermidade se espalhe pelo corpo.

Reprodução/SARAH BOYLE

No entanto, ela não esperava que iria receber uma notícia de grande impacto. Em julho de 2017, os médicos do Royal Stoke University descobriram que a biópsia dela não havia sido interpretada da maneira correta. Contaram para Sarah que ela não tinha câncer, e que um procedimento cirúrgico reconstrutivo aumentaria as chances da enfermidade se desenvolver alguns anos depois. Sarah engravidou e trouxe ao mundo o seu segundo filho, que atualmente tem 1 ano de idade.

Reprodução/SARAH BOYLE

Agora ela luta para que outras mulheres não precisem passar pela mesma coisa que passou. Está pedindo para que uma tecnologia de inteligência artificial (IA) de ponta seja amplamente usada em hospitais para que esse tipo de erro não se repita novamente.

Segundo as informações fornecidas pelo The Sun, foi anunciado que os cientistas tiveram um avanço no diagnóstico de um câncer utilizando algoritmos de computador para que falsos números sejam reduzidos. Na época, o NHS declarou que o erro de diagnóstico foi atribuído a um “erro humano” e desculpou-se com Sarah.

Fonte: BBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo