ALIMENTAÇÃO NOS PRIMEIROS 2 ANOS DE VIDA – Por Miriam Duarte Barros
O leite materno é o melhor alimento para o RN nos primeiros 6 meses de vida, e deve permanecer até os 2 anos de idade.O leite materno tem um conjunto de nutrientes e substâncias protetoras que diminuem o risco de infecções e alergias, contribuindo para o bom desenvolvimento do sistema imunológico e maturação do sistema digestório.
O leite materno está diretamente influenciado com a dieta da mãe, principalmente quando nos referimos na quantidade e qualidade dos lipídeos do leite materno, formando uma gordura de boa qualidade como o DHA. Este é um nutriente importante para o desenvolvimento cerebral, da retina e do sistema imunológico. O consumo de peixes (assados e grelhados ricos em ômega3) pela mãe, pode contribuir para o aumento do mesmo no leite materno.
A partir do sexto mês de vida iniciamos com frutas, legumes e tubérculos de consistência pastosa, podendo ser amassados (evite liquidificá-los).
Aos poucos as leguminosas (feijões, lentilha, ervilha…), carnes (boi, frango e peixe) vão sendo introduzidas na alimentação.
No oitavo mês os alimentos passam de amassados para desfiados e picados em pedaços pequenos.
No décimo mês a consistência muda para alimentos granulosos
Quando a criança completa 1 ano a alimentação da mesma já está parecida com a da família, e devemos dar continuidade até os 2 anos de vida; lembrando que devemos evitar os alimentos industrializados para manter uma alimentação saudável.
Imagem: Google
***
Dra. Miriam Duarte Barros : Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP e Tutora do Método Canguru pelo Ministério da Saúde, Nutricionista da Secretaria do Estado da Saúde de Sergipe lotada na Maternidade de Alto risco Nossa Senhora de Lourdes.
Contato: [email protected] – Tel (79) 3224-7214 – Aracajú – SE