ALIMENTAÇÃO NO PERÍODO ESCOLAR (7 a 10 anos) – Por Miriam Duarte Barros
A idade escolar compreende o período da vida que se estende dos 7 aos 10 anos de idade. Nessa fase, o crescimento é lento, porém constante, mas ocorre um aumento do tecido adiposo em ambos os sexos, sendo um preparo para o estirão na puberdade. Também nessa fase, inicia-se a dentição permanente, sendo de extrema importância reforçar os bons hábitos alimentares e de higiene, a fim de prevenir a ocorrência de cáries dentárias e outros problemas de saúde.
No período escolar, a criança já apresenta uma autonomia sobre a alimentação, podendo afetar seu Estado nutricional, quando esta estiver inadequada.
A obesidade pode iniciar nessa faixa etária, justamente pelos maus hábitos alimentares, como consumo de alimentos processados, industrializados, ricos em gorduras saturadas, refrigerantes e doces em geral. A inadequação alimentar à longo prazo pode ocasionar distúrbios alimentares, como: obesidade infantil, dislipidemias, anemia, constipação intestinal entre outros problemas, afetando o Estado Nutricional.
O sedentarismo nessa faixa etária, também pode contribuir para obesidade, pois a atividade física pode ser substituída pelo uso do computador, pelos videogames, televisão e etc., prejudicando a saúde da criança.
Os hábitos alimentares nessa faixa etária estão relacionados não somente aos hábitos familiares, mas sim dos grupos na qual essa criança participa incluindo colegas de escola.
Abaixo podemos observar algumas recomendações para a alimentação do escolar.
Recomendações gerais:
- Orientar a criança a realizar 6 refeições/dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia);
- Evitar o consumo de líquidos durante as refeições, reirando sucos industrializados e refrigerantes; preferindo suco de frutas natural 30 min após a refeição;
- Evite oferecer alimentos tipo fast foods, salgadinhos, balas, doces em geral; proibir pode torná-los mais atraentes. Ensine a criança a consumir os alimentos mais saudáveis;
- Ensine a criança a preparar os lanches da escola, mostrando a importância daquele alimento;
- Nessa idade, a criança prefere comprar os lanches na escola, limite-se 1x/semana a compra do lanche;
- Ofereça alimentos como frutas, vegetais, leguminosas, carnes magras, peixes e aves com frequência, variando bem o cardápio;
- Oferecer sobremesas como doces com pouca frequência;
- Evite oferecer biscoitos recheados ou amanteigados, prefira biscoitos integrais ou ricos em fibras;
- Evite ao máximo oferecer lanches em substituição à refeição, principalmente os fast foods, prefira sanduíche natural com ingredientes saudáveis.
Fonte: Manual de Orientação do departamento de nutrologia (Sociedade Brasileira de Pediatria);
Nutrição da Gestação à Adolescência – Márcia Regina Vitolo
Imagem: Internet
***
Dra Miriam Duarte Barros : Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP e Tutora do Método Canguru pelo Ministério da Saúde, Nutricionista da Secretaria do Estado da Saúde de Sergipe lotada na Maternidade de Alto risco Nossa Senhora de Lourdes.
Contato: [email protected] – Tel (79) 3224-7214 – Aracajú – SE