A importância de dar limites ao filho desde cedo para ele ser um bom ser humano
Uma das lições mais importantes que os pais precisam ensinar aos filhos é que eles precisam entender até onde podem ir suas atitudes e falar por viverem em mundo compartilhado.
Estabelecer limites nos filhos, para eles poderem se tornar adultos de boa índole, respeitoso e conscientes, isso é algo que os pais sabem que é necessário, pois vivemos em um mundo onde desviar do caminho certo é muito fácil.
Porém, apesar de entender a necessidade desses ensinamentos, para alguns pais é muito complicado mudar algumas coisas nos filhos.
Talvez seja pelo fato de que na infância foram muito “controlado” pelos pais e agora querem se os filhos cresçam independentes e livres, ou talvez fiquem inseguros de como um “não” vai impactar os filhos, esses genitores deixam de corrigir e ensinar os pequenos em algumas horas mais importantes de suas vidas.
É obrigação dos pais ensinar aos seus filhos que eles não vão ter e nem fazer tudo que querem, isso faz parte de uma criação boa, que vai ajudar as crianças, desde novas, a ter uma convivência em sociedade, onde seu querer não vai ser sempre aceito e compartilhado.
Usar exemplos e palavras para mostrar que o mundo não gira em torno dele, apesar de no início causar revolta, vai ensinar que os pequenos entendam que precisam respeitar os outros indivíduos que estão ao redor.
Esse tipo de ensinamento não precisa estar sempre acompanhada de situações embaraçosas e nem de broncas. Também é possível usar o diálogo para educar, mostrando aos filhos que tem uma maneira melhor de resolver os problemas. Se você deseja que seu pequeno vire um bom adulto, imponha limites cedo.
Fonte: O Segredo