Campanha pressiona governo a ampliar o teste do pezinho que identifica até 53 doenças
Campanha pressiona governo a ampliar o teste do pezinho que identifica até 53 doenças
Uma campanha foi lançada para pressionar o governo a oferecer gratuitamente o Teste do Pezinho na versão ampliada.
A versão ampliada identifica até 53 doenças, e está disponível apenas na rede particular. A versão do teste oferecida hoje na rede pública é capaz de identificar apenas seis doenças.
O Teste do Pezinho é fundamental para identificar problemas de saúde nas crianças precocemente e dar aos pais o direito de buscar tratamento imediato. O objetivo da campanha é coletar 1 milhão de assinaturas. Para aderir, basta assinar em http://maequeama.com.br.
Até o momento, só 128.000 pessoas assinaram.
Para quem não sabe, o Teste do Pezinho é um exame diagnóstico que deve ser feito em todo recém-nascido na primeira semana de vida. Trata-se de um exame simples e rápido, uma picadinha de sangue é feita no calcanhar o bebê para coletar algumas gotas de sangue, que serão submetidas à análise. O teste detecta doenças, dando chance aos pais de começar um tratamento, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.
A campanha foi criada pelo Instituto Vidas Raras, fundado em julho de 2001 em Guarulhos. O Vidas Raras uma organização não governamental que trabalha para promover os direitos constitucionais de pessoas portadoras de síndromes raras e que estejam em situação de vulnerabilidade social.
Deixe-nos saber o que achou, porque sua opinião é muito importante para nós.
Fonte: www.vidasraras.com.br
Imagem: Reprodução Prefeitura de Imbituba