Você sabe o que faz um mastologista?
Talvez você já tenha se consultado com um mastologista e não sabe, pois ele também pode atender como ginecologista. É isso mesmo, mastologista é o médico que é especialista em mamas, ele é o profissional que trata de todas as doenças mamárias, inclusive do câncer de mamas.
A segunda indagação, se estendermos um pouco é a respeito de quando devemos procurar um médico mastologista e qual o melhor momento da vida. É bem simples tirar essas dúvidas que podem lhe ajudar na hora de procurar ou precisar dessa especialidade.
Em geral, o princípio básico é conversar com o ginecologista, mas se preferir pode agendar consulta diretamente com o mastologista para uma avaliação mais direta das mamas e o momento indicado vai depender da necessidade de cada paciente, porém, a grosso modo, podemos dizer que toda mulher a partir dos 20 anos deveria fazer ao menos uma consulta com o médico mastologista.
A mulher passa por muitos processos de mudanças ao longo de toda a vida, claro que o homem também, mas no caso das mulheres que precisam lidar com tantas mudanças hormonais, a atenção fica voltada para a saúde da mulher como um todo, sendo que os cuidados com a mama despertam maior atenção pelo fato do câncer de mama ser uma das doenças mais perigosas para o sexo feminino e o mastologista é o profissional indicado para fazer o acompanhamento.
O profissional mastologista não é apenas para ser consultado quando se suspeita de câncer de mamas, é importante para avaliação geral, informação e até orientar sobre o autoexame, se está sendo realizado da maneira correta, além disso, existem outras doenças que podem afetar a mama que embora sejam benignas precisam ser tratadas o quanto antes para impedir que evoluam para outros estágios.
As doenças de mama também podem acometer os homens, embora que em número menor do que nas mulheres, o profissional especializado em mastologia também trata do sexo masculino no que dia respeito às mamas. Nos homens os distúrbios podem ocorrer a partir dos 35 anos, que é o período mais comum e quando existe histórico familiar com parentesco de primeiro grau ou quando não há uma dieta alimentar balanceada.
Por falar em dieta balanceada, o ideal é procurar adicionar ao cardápio mais frutas, legumes, verduras, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e fazer exercício físico.
Para saber mais, consulte um profissional mastologista para que ele possa fornecer todas as orientações necessárias sobre como se cuidar e fazer avaliação das suas mamas.
Fonte: Clínica da Mama