Projeto beneficiará mais de 1500 mulheres empreendedoras
Com inscrições até dia 28 de março, a Jornada Dona de Si vai beneficiar mulheres de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Brasília (DF)

A Fundação Casas Bahia (FCB) e o Instituto Dona de Si (IDDS) acabam de anunciar a renovação da parceria para a realização da Jornada Dona de Si em 2025. Seguindo com o compromisso de qualificar mulheres empreendedoras, este ano o projeto foi ampliado em 1.500 vagas para mulheres que residem em comunidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Entratanto, outra grande novidade é que as candidatas também poderão concorrer a oportunidades de emprego no Grupo Casas Bahia.
Com inscrições lançadas oficialmente em 8 de março, o curso será realizado em formato híbrido e contemplará 300 vagas no Rio de Janeiro, 300 vagas em Porto Alegre, 400 vagas em São Paulo, 300 vagas na Bahia, e 200 vagas no Distrito Federal.
As inscrições para a Jornada Dona de Si podem ser realizadas até o dia 28 de março, exclusivamente online através do site. A lista das selecionadas sairá no dia 04 de abril.
Além de ampliar o número de vagas, consolidando o compromisso das organizações em promover a qualificação e empoderamento de mulheres em diferentes regiões do Brasil, este ano o projeto permitirá que as oriundas do Instituto Dona de Si se inscrevam no banco de talentos do Grupo Casas Bahia, para participar do processo seletivo de vagas em setores como vendas, logística e administrativo.
“Temos imensa satisfação pelo impacto social promovido com a parceria entre Fundação Casas Bahia e Instituto Dona de Si, especialmente pelas oportunidades criadas para que tantas mulheres se capacitem e impulsionem seus negócios. Desde 2021, início da parceria, já formamos mais de mil empreendedoras.
Oportunidades
A Jornada Dona de Si visa oferecer oportunidades de formação e desenvolvimento para mulheres de diversas localidades, com aulas sobre Gestão de Negócios e Organização Financeira, Comunicação e Marketing, Investimento e Tributação. Além disso, a formação pretende trabalhar a autoestima e confiança das participantes por meio de aulas de Empatia e Autocuidado, Inteligência Emocional e Desenvolvimento Pessoal.
“Em seis anos, já aceleramos a carreira de mais de 5 mil mulheres na indústria criativa brasileira. E este será o maior ano do Instituto. Vamos abrir uma jornada para 1500 mulheres, a maior que já realizamos até agora. Estou muito feliz com essa conquista”, destaca Suzana Pires, fundadora do Instituto Dona de Si.
A maternidade
Contudo, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios no mercado de trabalho, como a desigualdade salarial, a dificuldade de crescer na carreira e a falta de apoio para conciliar trabalho e família. Diante dessas dificuldades, muitas optam pelo empreendedorismo, buscando mais autonomia e flexibilidade. Criar um próprio negócio permite que elas administrem melhor seu tempo e encontrem um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de ser uma forma de independência financeira.
Maternidade Atípica
No entanto, quando uma mulher recebe o diagnóstico de que seu filho tem deficiência, autismo, ou alguma necessidade específica, os desafios se multiplicam. Muitas vezes, é preciso adaptar a rotina para atender às necessidades específicas da criança. O que pode dificultar manter um emprego formal ou até mesmo administrar um negócio.
Entretanto, além disso, os custos com terapias, tratamentos e cuidados especiais podem ser altos, exigindo ainda mais planejamento e apoio. Diante disso, o empreendedorismo pode ser uma alternativa. Desde que haja suporte adequado e políticas de saúde, suporte e educação que ajudem essas mães a conciliar trabalho e cuidado com os filhos.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no institutodonadesi.
E ai você tentou, deu certo? Nos conte se nossa dica te ajudou.
Saiba mais:
Você é mãe e quer começar a ter uma renda extra? Inspire-se e mãos à obra – Por Juliana Brandileone
Mãe revela drama com filha que chegou a ter mais de 150 convulsões em um único dia