Mãe fala sobre doença do filho de 8 anos: ‘É como se ele tivesse Alzheimer infantil’
O pequeno Stanley Barnes, de apenas 8 anos de idade, recebeu o diagnóstico de uma enfermidade degenerativa rara, que faz com que ele tenha dificuldades para reconhecer seus pais e irmãos e também lembrar-se de palavra simples como “hambúrguer” ou “maçã”.
A mãe de Stanley, Mari Barnes, de 40 anos, contou que é como se ele tivesse um tipo de “Alzheimer infantil”. A família reside no Condado de Cornualha, localizado na Inglaterra. Em uma entrevista cedida ao The Mirror, a mãe contou que o filho recebeu o diagnóstico da Síndrome de Sanfilippo quando tinha 1 ano e 4 meses. Desde então, sua capacidade de comunicar-se te caído drasticamente.
Quando soube do diagnóstico do filho, ela pesquisou o máximo que pôde par conseguir mais sobre o assunto. Ela e o seu companheiro, Ross, de 44 anos, tem passado grande parte do tempo tentando proporcionar o máximo possível de experiências boas para o filho, incluindo viagem e passeios.
Segundo ela, diversas vezes essa síndrome é confundida com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), já que a criança pode começar a ter dificuldades de realizar tarefas fáceis como segurar uma caneta.
Aos 2 anos de idade, ele foi internado em uma unidade hospitalar para passar por um tratamento experimental. Ele continuou hospitalizado até os 4 anos de idade. A mãe relata que gostaria que as pessoas conhecessem mais sobre a síndrome que o filho tem.
Essa síndrome é identificada como mucopolissacaridose tipo III, a síndrome de Santilippo é uma enfermidade degenerativa que está relacionada com a ausência ou a deficiência de enzimas responsáveis por fazer a quebra de moléculas de açúcar. Com o passar do tempo, existem danos ao sistema nervoso central, como quadro clínica que apresenta retardado metal progressivo, alterações de marcha e fala entre outros.
Fonte: Mirror