Após pai cortar cabelo de recém-nascido ele é criticado na web
Com quantos anos seu filho cortou o cabelo pela primeira vez? Pois então, o pequeno Ítalo começou cedo, com apenas 18 dias de vida. O corte de cabelo foi feito pelo próprio pai, William Oliveira, 30, que é barbeiro há cerca de quase duas décadas, em Sorocaba, no estado de São Paulo. O momento foi registrado pela mãe do bebê, Maiara, que decidiu postar a gravação em suas redes sociais. No entanto, os pais não imaginavam o tamanho da repercussão que o vídeo iria ter.
A gravação de vídeo teve muito mais de 13 milhões de views apenas na plataforma do Tiktok. Enquanto muitas pessoas deixaram elogios ao corte de cabelo, outros deixaram críticas pelo fato do pai ter usado uma navalha para fazer o corte da criança.
Em uma entrevista que foi dada a revista CRESCER, o pai relatou que o pequeno Ítalo veio ao mundo com o “cabelo grande”. Ele conta que como barbeiro, não via a hora de poder fazer o primeiro corte de cabelo no filho, pois perceberam que todo momento que ele levava a mão no cabelo acabava puxando sem querer. Como ele não tem controle, ele chorava por causa disso. Ainda explica que eles não estavam querendo repercussão, foi uma coisa natural, não foi feito para ganhar curtidas e nem nada do tipo. Sua companheira fez a montagem das fotos e do vídeo, e postou pois achou muito interessante o corte.
Sobre a repercussão que o vídeo tomou, ele conta que faz parte, pois existem diversos pontos de vistas diferentes. A maioria das críticas feitas chegam sem nenhum conhecimento. As pessoas não têm o conhecimento de que ele possui uma experiência no ramo e cuidado o suficiente, e tinha certeza que ele não iria causar mal algum para o filho, já cortou o cabelo de diversas crianças. Ele garantiu de que o filho estivesse dormindo, justamente por saber que naquele momento ele estaria bastante imóvel. O corte foi feito há cerca de uma semana, mas William contou que irá tornar-se uma rotina.
O que diz o pediatra
Apesar do grande sucesso da gravação de vídeo, a pediatra Sara Saul, vice-presidente do Departamento de Segurança Infantil da Sociedade de Pediatria de São Paulo, explicou que corttar o cabelo de criança menores fazendo o uso de lâminas e tesouras pontiagudas é contraindicado e perigoso. Ela alertou dizendo que qualquer movimento feito pelo bebê, mesmo que seja um movimento involuntário no momento em que está dormindo, pode acabar provocando ferimentos graves. E a lâmina, além do risco de cortar o bebê, pode acabar provocando infecções e alergias, caso a pele do bebê seja feriada, pois é uma pele extremamente sensível.
Ela ainda completou que mesmo sendo bebês grandes, é necessário que nunca sejam usados objetos pontiagudos ou cortantes. Na hora de cortar o cabelo, da preferência, por exemplo, para o uso de tesouras que possuem pontas arredondadas para que não corra risco de acontecer nenhum tipo de acidente.
Fonte: CRESCER