Aos 2 anos de idade menino surpreende ao aprender a ler
No interior de São Paulo, um menino de apenas 2 anos causou grande surpresa nas pessoas ao aprender a ler.
Murilo é o único entre 300 alunos de uma escola Municipal de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo a desenvolver essa habilidade. Gerente de educação especial, relata que a criança encontra-se três anos a frente em relação aos seus colegas da mesma faixa etária.
O pequeno Murilo deixou todos os familiares e as professoras surpresos ao aprender a ler com apenas 2 anos de idade. Ele é a única criança de 300 de uma escola Municipal de São José do Rio Preto, localizado no estado paulista, a aprender a ler nessa idade
Conforme informações do gerente da educação especial Carla Job, o menino encontra-se três anos adiantados em relações aos seus coleguinhas da mesma faixa etária.
Menino de 2 anos já aprendeu a ler
Ele explica que eles iniciam os trabalhos das habilidades, que as crianças irão precisar para rodo o processo de alfabetização, a partir dos 4 anos de idade. Existe um tempo de trabalho com as crianças. Ele seria de 4 a anos 8, e dependendo até mais.
De acordo com a auxiliar financeiro Paola Aparecida da Costa Marques, o filho sempre gostou muito de letras, mas o incentivo que recebeu de seus familiares em casa foi o principal incentivo para que o filho começasse a ler tão cedo.
A mãe da criança afirma que foram mostrando para ele as letras. Então ele começou a formar palavras, a soletrar e juntar frases e então começou a ler automaticamente.
Paola Marques descobriu que o filho havia aprendido a ler repentinamente, quando estavam uma uma sorveteria, durante um momento de lazer entre os familiares.
A mãe conta que na sorveteria tem todos os sabores de sorvetes expostos. O filho apontou e disse que queria o de maracujá. Tem que ter um acompanhamento, disposição e paciência dos pais, pois todos estão em um cotidiano de muito correria, e que isso acaba fazendo com que as pessoas não deem importância para os pequenos detalhes.
Alessandra Bisassoti, que é a coordenadora pedagógica conta que dentro da sala de aula, ele sempre está com um livro. As crianças acompanham a leitura. Ele incentiva aos outros coleguinhas de sala a gostarem de ler e é um excelente aliado para a escola.
Essa habilidade do menino chegou até o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento de Rio Preto. A unidade que acompanha crianças que possuem algum tipo de domínio de inteligência desenvolvido. Murilo transformou-se em uma dessas crianças.
A Gerente de Educação Especial, Carla Job, conta que eles buscam orientar os familiares em relação aos estímulos que podem ser oferecido para os filhos para que não seja perdido o interesse por aquilo que é do ambiente escolar. A orientação é tanto para a escola, quando para a criança.
Fonte: G1