‘Eu tenho 16 anos e pareço mais velha que minha mãe’, diz menina que tem síndrome de Werner
A adolescente Raizel Calago de apenas 16 anos de idade tem sua aparecida semelhante a uma mulher que já tem 50 anos de idade, em decorrência a uma condição raríssima que envelhece ela prematuramente. Os familiares da adolescente contam que ela tem uma uma síndrome conhecida como síndrome de Werner, que começou a desenvolver-se há cerca de 2 anos.
A adolescente da Filipinas, começou a perceber a presença de manchas de cor vermelha e coceiras em sua pele — ela imaginou que aquilo poderia ser apenas uma reação alérgica. Ela deu entrada ao hospital para realizar testes, e no mês de dezembro do ano de 2019, recebeu o diagnóstico com uma condição bastante rara que é conhecida como progeria.
Condição rara afeta mais as crianças pequenas
Essa condição é mais conhecida em crianças pequenas — fazendo com que sua aparência envelheça muito mais rápido que o normal, geralmente inicia-se nos 2 primeiros anos de vida do paciente. Mas uma forma adulta que também é conhecida como síndrome de Warner, pode iniciar-se na fase da adolescência ou até mesmo no começo da fase adulta. Essa síndrome gera um envelhecimento precoce e outras coisas como diabetes, cataratas, problemas de coração ou osteoporose.
A mãe da adolescente conta que ela não gosta de sair de casa, pois fica muito preocupada com a sua aparência física, e que bem antes da pandemia acontecer, ela já fazia o uso de máscara. A mãe também conta que existem alguns adolescentes que a intimidam, já outros que a amam e lhe dão toda a alegria possível. Uma das coisas que é bastante difícil para Joela, que com 37 anos de idade, aparenta ser mais nova que a sua filha adolescente que possui a síndrome.
Raizel não consegue realizar um tratamento que tem como objetivo retardada os efeitos dessa síndrome. Os familiares dela estão tentando arrecadar fundos para poderem apoiá-la a viver com a síndrome. As pessoas que possuem essa síndrome, geralmente não vivem mais do que 50 anos.
Em decorrência ao aumento do envelhecimento, as pessoas com essa síndrome podem acabar tendo outros problemas como cardíacos, aterosclerose ou até mesmo tumores malignos. Os sintomas dessa síndrome são mudanças na pele, parar de crescer de repente e catarata nos dois olhos.
Síndrome de Werner
A síndrome de Werner é uma doença autossômica recessiva rara associada ao envelhecimento preciso, cujo seu quadro cutâneo tende de ser distinguido daquele que é encontrado na esclerose sistêmica.
Fonte: Kwentong OFW