Consulta pediátrica pré-natal
A assistência à saúde da criança deve iniciar antes do nascimento do seu bebê.
A consulta pediátrica no pré-natal estabelece a formação de um vínculo com o pediatra antes do nascimento da criança.
Vários estudos têm mostrado que as consultas de acompanhamento nos períodos pré e perinatal conseguem reduzir a mortalidade materna e do recém-nascido.
São vários os objetos desta consulta, para o pediatra e para a família, que podem ser referidos:
• Estabelecer e fortalecer um vínculo entre o pediatra e os pais antes do nascimento da criança. Preparar os pais para o cuidado do desenvolvimento físico e psicológico do bebê que está chegando. Obter informações básicas de grande importância no pré-natal. Discutir os anseios, preocupações e necessidades em relação à criança. Verificar dados sobre a saúde dos pais, hábitos de vida e situações de risco.
• Esclarecer sobre os tipos de parto e sobre alojamento conjunto. Orientar para os cuidados com os seios e as vantagens do aleitamento materno. Explicar sobre a higiene do bebê e falar das medidas de segurança em casa e no transporte da criança.
• Discutir sobre os fatores emocionais que possam interferir na estabilidade emocional dos pais, como: emprego, moradia, efeito da chegada da criança na família e o relacionamento com os irmãos.
• Acompanhar a gestação e o parto fazendo o papel do “cuidador” e orientando para os cuidados com a mãe e o recém-nascido, ajudando a diminuir o estresse familiar da expectativa da chegada do bebê.
• Iniciar a discussão sobre o aleitamento materno, as vantagens, as técnicas e as dúvidas, estimulando a família a falar o que pensa sobre a amamentação; quais são os seus anseios, medos e dificuldades.
• Identificar se a gravidez é de risco e agir da melhor forma de acordo com cada situação.
• Apoiar e ajudar os futuros pais no processo de cuidar do bebê e incentivar a iniciação deste trabalho de uma forma prazerosa.
• Orientar e disponibilizar seu tempo para esclarecer as dúvidas antes e depois do nascimento, abrindo um canal de comunicação e estabelecendo um vínculo afetivo, com profissionalismo, entre os pais e o pediatra do bebê.
***
Antes da #deusadafofícia nascer, a minha obstetra orientou-me a passar com um pediatra, porque seria importante já escolhermos o profisisonal, que iria cuidar dela.
Passamos em consulta com o pediatra indicado, meu marido e eu conversamos com ele sobre todas as dúvidas que tínhamos em relação ao nascimento dela e primeiros cuidados.
Você sabia que essa consulta ao pedriatra no pré natal o seu convênio não paga a ele? A maioria das consultas é uma cortesia desse profissional para você ver ser você se identifica com o trabalho dele, porém alguns pediatras cobram.
Gostamos do pediatra e escolhemos ele, vale a pena, mesmo que você passe por vários profissionais, você buscar um pediatra que você ache legal, porque ele que cuidará de seu bem mais precioso.
Fonte: SBP