Adolescente autista expõe réplica gigante do Titanic

By

Um garoto islandês,  Brynjar Karl Birgisson, 15 anos,  que tem transtorno do espectro autista (TEA), recriou o navio Titanic, utilizando peças de Lego.  Sua réplica é considerada a maior réplica do Titanic  já construída, com quase 8 metros de comprimento por 1,5 metro de altura.

A enorme modelo levou mais de 700 horas e foram necessárias mais de 65.000 peças de Lego para montar projeto.

Brynjar demorou  mais de 11 meses para construir o modelo e usou mais de 120 tubos de cola ​​no processo”. A peça está exposta no museu Titanic  Museum, em Pigeon Forge,  no Tennesse.

Brynjar Birgisson diz que começou a brincar com as peças de Lego aos cinco anos. Em  idade escolar conheceu o Titanic e decidiu construir o navio, inspirado por uma visita a um parque dedicado ao Lego na Dinamarca.

O garoto explica que, aos 10 anos quando começou a construir o Titanic, uma pessoa o ajudava durante todas as atividades da escola, mas hoje ele estuda sem qualquer apoio. A construção do projeto o ajudou a lidar melhor com sua condição de autista.

Quando soube do projeto de Brynjar, a Lego deu ao menino um desconto para a compra das peças.

O menino também levantou o dinheiro necessário para comprar as peças por meio de doações de sua família e amigos.

Luzes e figuras de Lego alinham o deck da réplica do navio

Com a ajuda de seu avô, Birgisson criou um projeto utilizando as plantas originais do Titanic para poder determinar a escala.

Atualmente o adolescente tem 15 anos e conta que a decisão de construir a réplica mudou sua vida e a sua relação com o transtorno.

Ao palestrar no TED em setembro de 2016, Bryjan contou que ele só teve que construir aquele navio incrível e não havia dúvida na mente dele que não seria possível fazê-lo.

O menino com seu navio

O adolescente passou os últimos cinco anos em turnê com a réplica passou pela na Noruega, Suécia e Alemanha e deu entrevistas a imprensa ao longo do caminho.

Ele conta  que era dolorosamente tímido e raramente falava quando seu projeto começou. Mas que agora ele esta nos palcos e esta concedendo entrevistas.

O navio de brinquedo chegou em Pigeon Forge, Tenesse, onde está sendo exibido, no Titanic Museum, até 2020. A administradora do Titanic Museum, Mary Kellogg relatou que soube da réplica por meio de uma carta da mãe do menino.

Segundo o museu,  essa réplica é a maior  do mundo, do navio que afundou na manhã de 15 de abril de 1912.

Aproximadamente 1.517 pessoas morreram depois que o Titanic atingiu um iceberg no Oceano Atlântico e afundou em sua viagem inaugural da Grã-Bretanha para Nova York.

 

Imagens:  Titanic Museum

Fonte: http://www.bbc.com 

Anúncios