Como cortar as unhas do bebê?

 

IMG_4150
Essa é a outra tesoura, NÃO recomendo

Um dos primeiros desafios que nós mamães temos que enfrentar nos primeiros dias de nascimento de nossos bebês é aprender cortar as unhinhas deles.

E te confesso, não é uma tarefa fácil! Eu depois de muito tempo ( tipo 3 anos) virei craque nisso… Eu e minha super tesourinha arrasamos. kkkk Então acho legar compartilhar com vocês algumas dicas.

Quando devo cortar as unhas do bebê pela primeira vez?

Em alguns casos, os bebês já nascem com as unhas bem grandes, e que acaba fazendo o primeiro corte é a enfermeira, na maternidade. A minha pequena chegou em casa com garras de Wolverine, e eu tive logo que aprender a lidar com isso. Apesar das unhas serem bem fininhas, o corte não é fácil, pois ainda estamos nos acostumando com eles.

Uma amiga me disse que ela lixava as unhas do bebê dela, e lá fui eu tentar… Tentei com malha, com lixa de kits de maternidade, com lixa minha (claro nova) e nada de dar certo.

Tentei esperar um pouco colocando as tais luvinhas que evitaria que ela se arranhasse, mas então, eu aqui mãe noiada de primeira viagem, acchou que ela perderia o movimento das mãos.

Com isso, tomei coragem e fui lá cortar as unhas da #deusadafofícia. Acontece que eu havia comprado 2 tipos de tesoura e um alicate (trim), porque uma não bastava. Com o trim, foi impossível, com uma tesoura que ganhei num kit, missão quase impossível, porque ela cortava além de onde um mirava, foi aí que conheci a #melhortesouraparaunhasdebebês

IMG_2305
Nüby – Melhor tesoura do mundo

Qual cortador de unhas devo usar?

Depois que  tomei coragem e fui lá cortar as unhas da #deusadafofícia. Fiquei na dúvida de qual usar. Acontece que eu havia comprado 2 tipos de tesoura e um alicate (trim), porque uma, não bastava. Com o trim, foi impossível, com uma tesoura que ganhei num kit, missão quase impossível, porque ela cortava além de onde um mirava, foi aí que conheci a #melhortesouraparaunhasdebebês, ela é pequena com pontas redondas própria para isso.

Já existem no mercado cortadores de unha com lupa, que aumentam sua visão do local de corte, facilitando a tarefa e reduzindo o risco de lesões. Essa eu nem tentei.

É importante resssaltar, que tanto a tesoura quanto a lixa sejam usadas exclusivamente para cortar as unhas do bebê, evitando a contaminação e reduzindo o risco de infecções.

Como deve ser feito o corte das unhas?

Para cortar as unhas do seu bebê, siga este passo a passo:

  • Nos 1ºs meses procure um ambiente tranquilo, bem iluminado, sem barulhos ou distrações, porém, quando eles tiverem uns 3 a 4 meses, vale a pena por um desenho, ou pedir ajuda para segurá-los, porque eles se mexem muito;
  • Busque a tesoura e a lixa e garanta que elas estejam bem limpinhas, eu lavava a tesoura e depois desinfetava com álcool gel ( faço isso até hoje, filhota com 3 anos);
  • Lave suas mãos, e quando eles são maiorzinhos lave a deles;
  • Garanta que você e o bebê estão em uma posição confortável;
  • Segure a mãozinha da criança, pressionando a ponta do dedo para baixo, deixando a unha mais visível;
  • Realize um corte reto e não busque arredondar os cantos,e nem tirar cantinhos;
  • Não deixe a unha muito curta para reduzir o risco de inflamações;
  • Fica mais fácil cortar quando eles estão dormindo;
  • Se necessário, lixe os cantos das unhas para que o bebê não se arranhe;
  • E se nada disso der certo, ou a unha encravar, vale a pena falar para vocês que existem especialistas em corte de unhas de bebês. Então, se você realmente não tiver coragem,  ou encravar a unha do seu bebê, você pode procurar um especialista, é bem normal acontecer isso.

Como eu garanto que o bebê não vai se mexer enquanto eu corto as unhas?

Segure a mãozinha dele bem firme, a #deusadafofícia é treinada desde pequena, eu dizia não se mexe nem respira e até hoje ela obedece. Mas a minha afilhada parece o boi bandido em dia de rodeio, quando é dia de cortar as unhinhas dela, fora que em um pé ela tem mais cocegas que no outro. O mais importante é que você esteja segura nesse momento, mas se rolar uma insegurança que é bem normal,  principalmente nos primeiros cortes, você pode contar com a ajuda de uma segunda pessoa. Assim, enquanto um segura a mãozinha do bebê o outro faz o corte das unhas. Te digo com a minha afilhada é assim, desde 6 meses são duas pessoas para cortar as unhas dela.

Cortar as unhas machuca o bebê?

Não. Assim como quando você corta as suas unhas, não se machuca. Mas pode rolar uma choradeira, mais pelo fato de você segurar firme a mãozinha do bebê do que o corte em si.

Se o choro te desconcentrar muito e acabar te impedindo de cortar as unhas adequadamente, vale a pena tentar realizar a tarefa enquanto o bebê está adormecido. Eu particularemente nunca fiz.

Por que é importante cortar as unhas do bebê?

Porque há o risco do bebê se arranhar e acabar se machucando. As unhas compridas permitem o acúmulo de sujeiras e micro-organismos o que é um perigo já que o bebê vive colocando a mão na boca.

Com que frequência devo cortar as unhas do bebê?

As unhas do bebê crescem rápido, então geralmente é necessário cortar as unhas da mão toda semana e as do pé a cada 2 a 3 semanas.

O que fazer caso a unha do bebê encrave?

Se o canto da unha do bebê começar a ficar vermelho, inflamado e parecer que o bebê está sentindo dor no local, é preciso ter alguns cuidados especiais e ficar de olho na progressão do quadro.

Molhar os dedos da criança com água morna e sabão duas vezes por dia e aplicar uma pomada cicatrizante ou um óleo, massageando o local com movimentos circulares costuma resolver o problema. Se a inflamação começar a se espalhar, com todo o dedo ficando vermelho, e o bebê desenvolver febre, procure o pediatra.

E se você ficar insegura de cortar a unha depois, não se acanhe de levá-lo em um profissional para cortar a unha dele.

Como evitar que a unha do bebê encrave?

É só não cortar as unhas dele muito curtas e sempre em movimento reto, sem arredondar nas laterais.

Na época que a criança começa a engatinhar e arrastar as mãozinhas no chão, é quando as unhas encravadas mais comumente aparecem. Redobre os cuidados para que isso não ocorra.

Agora que você já aprendeu a cortar direitinho as unhas do seu bebê, não deixe de conferir os outros posts do blog! E qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo pra nós!

E aí, gostou da nossa publicação?

Compartilhe com seus amigos e família e não deixe de curtir nossa página no faceFacebook  Mães em ação , assim você fica por dentro de tudo o que rola no mundo das mamães!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s