Você sabe o que faz um mastologista?

962890ed-ca5b-4670-ab3d-63c44f1c2df1Talvez você já tenha se consultado com um mastologista e não sabe, pois ele também pode atender como ginecologista. É isso mesmo, mastologista é o médico que é especialista em mamas, ele é o profissional que trata de todas as doenças mamárias, inclusive do câncer de mamas.

A segunda indagação, se estendermos um pouco é a respeito de quando devemos procurar um médico mastologista e qual o melhor momento da vida. É bem simples tirar essas dúvidas que podem lhe ajudar na hora de procurar ou precisar dessa especialidade.

Em geral, o princípio básico é conversar com o ginecologista, mas se preferir pode agendar consulta diretamente com o mastologista para uma avaliação mais direta das mamas e o momento indicado vai depender da necessidade de cada paciente, porém, a grosso modo, podemos dizer que toda mulher a partir dos 20 anos deveria fazer ao menos uma consulta com o médico mastologista.

A mulher passa por muitos processos de mudanças ao longo de toda a vida, claro que o homem também, mas no caso das mulheres que precisam lidar com tantas mudanças hormonais, a atenção fica voltada para a saúde da mulher como um todo, sendo que os cuidados com a mama despertam maior atenção pelo fato do câncer de mama ser uma das doenças mais perigosas para o sexo feminino e o mastologista é o profissional indicado para fazer o acompanhamento.

O profissional mastologista não é apenas para ser consultado quando se suspeita de câncer de mamas, é importante para avaliação geral, informação e até orientar sobre o autoexame, se está sendo realizado da maneira correta, além disso, existem outras doenças que podem afetar a mama que embora sejam benignas precisam ser tratadas o quanto antes para impedir que evoluam para outros estágios.

As doenças de mama também podem acometer os homens, embora que em número menor do que nas mulheres, o profissional especializado em mastologia também trata do sexo masculino no que dia respeito às mamas. Nos homens os distúrbios podem ocorrer a partir dos 35 anos, que é o período mais comum e quando existe histórico familiar com parentesco de primeiro grau ou quando não há uma dieta alimentar balanceada.

Por falar em dieta balanceada, o ideal é procurar adicionar ao cardápio mais frutas,  legumes, verduras, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e fazer exercício físico.

Para saber mais, consulte um profissional mastologista para que ele possa fornecer todas as orientações necessárias sobre como se cuidar e fazer avaliação das suas mamas.

Fonte: Clínica da Mama

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s