A importância da vacina quando criança

A importância da vacina quando criançaA vacinação é muito importante, pois protege o organismo contra doenças infecciosas. É preciso vacinar para evitar a ocorrência de muitas delas.

Quando uma criança nasce, recebe uma carteira de vacinação, onde aparecem alguns dados importantes do nascimento. Estes dados servem para identificá-la, manter informações sobre o seu crescimento, seu estado de saúde, o registro das vacinas que já tomou e as que ainda vai tomar, com as respectivas datas.

No total, são nove tipos de vacinas obrigatórias, que são aplicadas em doses e reforços que variam de acordo com a idade e com região . . .

-BCG: É a primeira vacina que o bebê toma quando nasce. É contra a tuberculose e a hepatite B. Esta

vacina tem dose única e deve ser aplicada antes da criança completar um mês. Ela é muito importante. Já a segunda vacinação é com um mês de idade e a terceira, com seis meses.

Quando o bebê estiver com dois meses, deve tomar a primeira dose da seguinte vacina:

Tetravalente (DPT+Hib): Esta vacina combate muitas doenças, tais como: difteria, tétano, coqueluche, meningite e alguns tipos de gripe. Com quatro meses, a criança toma uma nova dose, e aos seis anos, toma o reforço. Quando ela completar um ano e três meses, deve receber a primeira dose do reforço da DPT e a última dose aos quatro anos.

Vacina oral poliomielite (VOP): Contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A primeira dose desta vacina deve ser aplicada quando a criança tiver quatro anos de idade e a outra, quando tiver seis anos. Quando completar um ano e três meses, ela deve receber o reforço dela.

Vacina oral de rotavírus humano (VORH): Contra diarréia provocado por um micro-organismo chamado rotavirus. A primeira dose deve ser tomada com quatro anos de idade.

Vacina pneumocócica 10 (conjugada): Contra pneumonia, meningite, otite e outras doenças. A primeira dose deve ser dada aos quatro anos de idade e outra aos seis anos. Depois de um ano, a criança deve receber reforço.

Além de todas as vacinas oficiais, todo ano acontecem as campanhas de vacinação em crianças até 5 anos,para erradicação de doenças infantis. Nessas ocasiões, a carteirinha de vacinação também deve ser levada e além de marcar a vacina que está sendo dada, os agentes de saúde vêm se a carteirinha de vacinação está em dia. Muitas doenças já foram erradicadas, mas a cada alerta de doença nova, um vírus novo ou desconhecido, mais uma batalha é travada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s