Então o que seria essa “construção do Shen nas crianças?” – Por Dra. Karyna Saveriano

relacionamento-entre-pais-e-filhos2

Durante o curso técnico em Massoterapia, do Senac, instituição na qual ministro aulas e dentre elas MTC; Medicina Tradicional Chinesa.

Foi ministrada a aula sobre o que chamamos de SHEN, ou Espirito, Alma, na Medicina Chinesa. Nesta aula falávamos sobre a  construção do Shen nas crianças.

As crianças quando deixam a barriga de suas mães biológicas, começam a utilizar o que chamamos de Jing, que seria a essência, ou seja, a nossa energia de reserva, que “gastamos” energeticamente, à medida em que vamos envelhecendo…

O bebê pequenino, sofre muita influência da energia da sua mãe e nisso o vínculo é fortalecido. A criança vai crescendo e sua “personalidade” vai aparecendo e se formando. O Shen vai se formando e se fortalecendo…

Se a mãe e o pai não são presentes, e acabam por não reforçar esse fortalecimento do Shen desse bebê, positivamente, deixando essa criança por muito tempo longe, sem cuidados, carente, desprotegida, com pessoas estranhas, sem amamentação, sem acolhimento, o Shen se desenvolve inseguro, medroso, entristecido, melancólico e as doenças respiratorias, principalmente, se desenvolvem rapidamente. As bronquites, bronquiolites, asmas estão relacionadas com esse processo….

As mulheres de hoje em dia não são obrigadas a serem mães, mas o que vemos em consultório, em sala de aula, em diversos assuntos, é uma falta absurda de noções do que seria “ser mãe e ter filhos”. Acreditam que suas vidas não irão mudar, que poderão continuar e se comportarem como mulheres solteiras, que não possuem filhos, sem compromisso de horarios, rotinas, comprometimentos. Que poderão continuar frenquentando Bares!!…com o filho nos braços??…. e que nada ocorrerá ….Amamentar! para que? (criar vínculo?fortalecer vínculo?não….é melhor ” dar o Nan”; mais fácil…

Deixamos bem claro que isso não existe! E que essa criança sofrerá as consequências desse comportamento irresponsável e o Shen expressará em algum momento da vida desse bebê ( e ja adulto , claro!) a insegurança, a dificuldade da convivência, a dificuldade da interação com o próximo (que o celular não resolverá ok?…) e muitas outras dificuldades….. deixaremos para os próximos textos…

Contato Dra Karyna Saveriano
(11) 99637-6606/ 98547-4848

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s