O consumo de açucares na infância – Por Dra. Miriam Duarte Barros

images

Sabemos que o açúcar em excesso é perigoso para qualquer idade, e devemos tomar muito cuidado com isso principalmente na infância. Seu consumo em excesso pode provocar aumento de peso e consequentemente aumentar o risco de doenças como diabetes, alterações cardiovasculares, alterações no fígado, obesidade e câncer na fase adulta.

Segundo o Ministério da Saúde, crianças menores de 2 anos não devem consumir açúcar refinado, ou alimentos preparados com o mesmo, como doces em geral, balas, chocolates, achocolatados, sucos industrializados, etc Lembrando que é nesta fase que os hábitos alimentares da criança estão se formando. Devemos lembrar também que esses alimentos contêm maior valor energético, aumentando assim o consumo de energia, levando ao aumento de peso inadequado.

É na fase da infância que os pais devem ter um cuidado redobrado no consumo desses alimentos industrializados. Devido a comodidade dos pais, a maioria coloca no lanche escolar sucos industrializados, bolos, biscoitos recheados ou amanteigados, salgadinhos, ou até mesmo as crianças compram nas cantinas alimentos confeccionados com açúcares simples, ao invés de optarem por frutas, sucos naturais, sanduíches integrais.

Os alimentos como: frutas, cereais integrais, verduras e legumes e raízes apresentam açúcares do tipo complexos em sua composição, mais saudáveis para o consumo, o que deveriam ser consumidos pelas crianças ao invés dos refinados.

O que vem ocorrendo nos últimos anos é que o consumo pelos alimentos industrializados ricos em açúcares vem aumentando cada vez mais na infância, apresentando um número cada vez maior de crianças com excesso de peso na fase escolar, evidenciando também dislipidemia (colesterol e triglicérides alterados), além de hipertensão arterial nessa faixa etária.

Se eu quero mais saúde para meu filho, vou oferecer alimentos mais saudáveis para ele. Então, vamos melhorar a alimentação de nossos filhos.

Fonte: Dez passos da Alimentação para menores de 2 anos – MS

Nutrição da Gestação à Adolescência – Márcia Regina Vitolo

Rev Saúde Pública: Consumo infantil de alimentos industrializados e renda familiar na cidade de São Paulo –  Rita de Cássia de Aquino e Sonia Tucunduva Philippi

Dra Miriam Duarte Barros : Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP e Tutora do Método Canguru pelo Ministério da Saúde, Nutricionista da Secretaria do Estado da Saúde de Sergipe lotada na Maternidade de Alto risco Nossa Senhora de Lourdes.
Contato: miriam@oncohematos.com.br – Tel (79) 3224-7214 – Aracajú – SE

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s