Mamães com Saúde – Dicas para cuidar da saúde

mantenha-se ativa

Quando engravidamos, todo o nosso corpo muda e é preciso ter um cuidado redobrado com a saúde para que toda a fase seja o mais tranquilo possível. Por isso, separamos aqui alguns cuidados que devemos tomar nesse período.

Tenha cuidado com a higiene e preparo dos alimentos

A gente já sabe que existem algumas comidas que não são seguras para comer no período de gestação, elas podem trazer riscos tanto para nós quando para o bebê. A Listeriose por exemplo, é uma infecção que pode ser causada pela presença da bactéria listeria nos alimentos, é rara e geralmente não seria uma ameaça a nossa saúde, entretanto ela pode causar complicações na gravidez e na hora do parto. Por isso, é bom evitar alimentos como patê, leites não pasteurizados e comidas mal passadas. A bactéria pode ser eliminada com o calor, então é sempre bom cozinhar bem os alimentos e evitar não só essa bactéria como também a salmonela e a toxoplasmose.

Mantenha-se ativa

Fazer exercícios durante esse período faz muito bem para as mamães, porque ele vai ajudar não só a controlar o peso, mas também melhorar a circulação, o humor e até te ajudar a dormir melhor. Os mais procurados geralmente são pilates, yoga, natação e caminhada, mas é sempre bom conversar direitinho com o médico que está lhe acompanhado para saber qual o melhor programa para as atividades. O ideal é manter pelo menos 30min de atividade física durante os dias para não exagerar.

Mude as atividades domésticas

Essa é um pouco obvia, mas às vezes nós não queremos perder o costume ou até mesmo não podemos nos dar o luxo de deixar de lado essas tarefas, entretanto, até mesmo as mais simples como limpar o banheiro ou a área dos animais pode trazer malefícios. Expor-se a produtos químicos, levantar objetos pesados ou ficar em contato com bactérias pode machucar a nós e o bebê também, por isso, o ideal seria tirar da lista atividades como: subir e descer escadas, trocar a areia do gato, usar produtos com substancias químicas, atividades que precisam que você fique muito tempo em pé, como cozinhar por exemplo. É bom lembrar também de sempre usar luvas ao lidar com alguns produtos e lavar bem as mãos depois de mexer com carnes cruas.

Não negligenciar as outras mudanças do corpo

Todas as mudanças que o nosso corpo passa no período pode acabar mascarando alguns sintomas, os seios por exemplo, mudam de tamanho e começam a se preparar para a fase da amamentação e por isso, acaba dificultando a nossa percepção ao fazer o auto exame. A presença do bebê também pode influenciar na hora de escolher o melhor jeito e examinar o seio pela presença de radiação nas maquinas de mamografia, por exemplo. O melhor mesmo é está sempre de olho ao que acontece com o seu corpo e ficar em contato direto com os médicos, para que tudo possa ser avaliado em um estado inicial e assim tratado rapidamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s