Dicas de aplicativos para se divertir e aprender no Dia das Crianças

By

Recebemos essa semana um release falando a respeito da seleção feita por Fabiany Lima, mãe de gêmeas e escritora de livros infantis, sobre aplicativos que, além de estimular ajudam no desenvolvimento das crianças.

É inegável que hoje que boa parte das crianças têm acesso a celulares e tablets desde muito pequenas. Sendo assim, por que não apresentarmos algo que também eduque e estimule as crianças?

Gostei muito da seleção apresentada pela Fabiany e vou compartilhar com vocês.

Como sabem, eu testo tudo antes mostrar para o meu público e, podem ter a certeza que eu não vou postar nada aqui que eu não goste ou concorde só para ganhar alguma coisa com isso pois, o meu compromisso é com você: meu leitor.

*** Então, aproveitando o Dia das Crianças é legal conhecermos alguns aplicativos gratuitos que, além de entreter, também estimulam o desenvolvimento do público infantil. Claro que, se o aplicativo encantar o seu filho você poderá comprar a versão mais completa dele, mas fica a seu critério.

Timokids: O aplicativo traz histórias e jogos socioeducativos ilustrados em 3D, narrados e legendados em quatro idiomas. Todas as histórias passam por análises de psicólogos e tratam de temas que fazem parte do cotidiano das crianças, como medos, brincadeiras, convívio na escola, entre outros. O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

👍 Testado: Com uma linda apresentação gráfica, na abertura você já se encanta com as cores e os formatos dos desenhos. Ele é dividido em duas partes: histórias e jogos. Na parte das histórias, encontramos historinhas em português e inglês gratuitas, e em espanhol e italiano como adicionais para compra. Na parte dos jogos, encontramos o jogo da velha que, particularmente, adorei e o jogo da memória.

Nesse aplicativo, eu e a #deusadafofícia adoramos as duas historinhas disponíveis, são lindas!!! A que ela mais gostou foi da festa!

Mas sabe o que esse aplicativo me lembrou? Aqueles disquinhos de historinha que ouvíamos e adorávamos quando éramos pequenos.

 

Arqueólogo – Ice Age: O aplicativo ensina tudo sobre o mundo dos dinossauros. Disponibiliza jogos e informações sobre o animal extinto, despertando a curiosidade dos pequenos. O app está disponível para Android e iOS.

👍Testado: Esse aplicativo possui uma apresentação gráfica bem legal e bonita. Ele é dividido em duas partes: Puzzles & Colors e a Ice Age. Quebras cabeça divertidos e bem fofos entretém os pequenos e claro, os adultos que acompanham.

Amamos a parte Puzzle & Colors. Eu e a #deusdafofícia montamos os 4 dinossauros disponíveis e um quebra-cabeças bem diferente. Achamos muito legal. Já o Ice Age, não deu para a #deusadafoficia nos seus 1 ano e meio. Sinceramente, ele é até legal, você faz escavação dos fósseis e tal mas, achei que se ele tivesse um manualzinho de instrução ou apresentação de como funciona, seria bem melhor. Demorei uns 10 minutos para descobrir como eu poderia começar a usá-lo, acho que seria interessante para crianças a partir dos 4 anos.

 

Drawing Desk: A proposta do aplicativo é transformar a tela do celular ou tablet em uma mesa de desenho. Com quatro modos disponíveis, as crianças têm a oportunidade de exercitar a criatividade e se divertir com as cores, efeitos e recursos oferecidos. O app está disponível para Android e iOS.

👍 Testado: É tipo um paint brush com mais algumas opções de desenho. O Design gráfico é bem legal. Há várias opções de mesas de desenho, assim como opções para salvar e compartilhar os seus desenhos. São 4 tipos de mesas disponíveis. Bem legal para crianças a partir de uns 5 anos, porém nas duas vezes que eu testei travou no meu celular.

 

Toca Kitchen 2: Neste aplicativo, as crianças se divertem enquanto aprendem sobre alimentos e culinária. Não há regras na cozinha do jogo, a criança pode testar todas as combinações possíveis de ingredientes e observar as reações dos convidados. O app está disponível para Android e iOS.

👎 Não testado: Esse já de cara te cobra USD 2,99, então nem abri, não é pelo valor, mas eu não gosto de baixar nada sem testar antes.

 

Sons de Animais: Voltado para crianças de até 4 anos, o jogo estimula o aprendizado dos sons de animais. Simples e intuitivo, a criança pode se divertir e conhecer os sons de 80 bichinhos. O app está disponível para Android e iOS.

👍 Testado: Esse foi um dos aplicativos que a #deusadafofícia mais gostou, ela ama animais, é um aplicativo que emite os sons dos animais, o aplicativo inicia com a aba casa gratuita, à medida que você vai jogando vai liberando outras abas. Achei legal porque a liberação das outras abas está condicionada a sua utilização no aplicativo, caso você queira antes, você paga. E há também a versão paga com a opção de 20 países diferentes.

Por fim, vale destacar aqui que a tecnologia pode ser uma aliada na educação dos pequenos, basta saber escolher os melhores aplicativos, mergulhar no universo infantil e utilizar com moderação.

*Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplica tivo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 3 idiomas e que estimula a interação da família.

Anúncios