Formas divertidas de aliviar o medo de seu filho quando a luz acabar

luzNesses dias chuvosos o que mais acontece é a falta de energia, e ai pergunto o que fazer com seu filho quando a luz acaba?

Você pode ter luz de emergência, velas lanternas, mas o que fazer com eles nesse tempo?

O bom que quando isso acontecer você pode fazer brincadeiras de antigamente com eles lembrando o que você fazia com seus pais, pode ter certeza que se você explicar o que está acontecendo e ficar ao lado deles (mesmo você com medo kkk) eles vão se sentir mais seguros e com menos medo. Aproveite esse tempo para interagir com ele.

Hoje em dia até as crianças pequenas estão ligadas de alguma forma em equipamentos eletrônicos, nas TV nos tablets, então quando acaba a luz a maioria dos pais ficam desesperados com o que fazer com as crianças.

Para algumas crianças até é pior porque elas têm medo de escuro, eu quando era criança não tinha medo de escuro nem do silêncio, mas não gostava de ficar sem energia elétrica em casa, principalmente quando tinham trovões.

Nas horas que faltar energia elétrica é interessante encontrar alguns truques para transformar o medo em diversão e tentar aproveitar melhor essas horas.

  • Ensinar algo diferente

Explique ao seu filho o que está acontecendo, se ele for maior, diga que há a necessidade de ligar para a companhia de energia elétrica, peça para ele te ajudar a ligar (caso ele seja maiorzinho), explique sobre porque há chuva, os trovões.

Se o filho é pequeno, você pode contar uma historinha para explicar porque acabou a luz, explicar que está tudo bem que a luz vai voltar.

  • Invente alguma brincadeira

Jogos cartonados, dominós, baralhos são bem legais para essa hora, se você tem bebê pequeno, pode pegar alguns brinquedos e inventar brincadeiras ou ascender algumas velas e cantar parabéns para os bonecos.

Ou se ele for maior inventar uma festa do pijama.

  • Lanterna

Você pode criar alguma brincadeira com a lanterna, como esconder um objeto e ele tem que encontra-lo usando a lanterna, você também pode fazer sombras na parede e ele tem que adivinhar que animal é.

  • Cantoria

Você pode cantar, e usar os brinquedos ou utensílios domésticos para fazer uma batucada com eles, aposto que até os pequenos irão gostar. Aquelas músicas de acampamento são ótimas.

  • Jogos de antigamente

Você pode jogar stop, jogo da velha, estatua, de adivinhar qual é o desenho, fazer dobraduras…

  • Leitura de um livro

Você pode fazer a leitura de um livro de forma divertida, onde cada um lê uma parte de um jeito engraçado, ou com criança pequena você pode ler com ele  fazendo um teatrinho. Use sua imaginação!

Qualquer coisa que você faça de diferente será interessante para eles, mas é importante sua participação e de toda sua família, pois se você criar tudo isso e ficar no celular ou no tablete usando o resto da bateria, esse tempo não servirá de nada.

Imagem: http://clebermeira.blogspot.com.br/2011/05/posso-dormir-aqui.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s