Quais as atividades físicas mais recomendadas aos adolescentes?

esportes-adolescentes

Como temos muitas mamães e papais em nossa página que tem filhos adolescentes, decidimos escrever para eles também. Um assunto muito pedido por eles é sobre quais atividades físicas são indicadas para os adolescentes?

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Muito se fala sobre os adolescentes praticarem atividades físicas, porém há sempre dúvidas, qual é a melhor atividade física recomentada aos jovens.

Todos nós sabemos das vantagens dos exercícios físicos, principalmente, na fase da adolescência. Portanto, o adolescente precisa ser incentivado a praticá-los. Quanto mais cedo eles começarem, terão menos tempo de serem pessoas sedentárias, o que não faz nada bem para a saúde.

É recomendado pela maioria dos profissionais de Educação Física, atividades que estimulem o desenvolvimento de várias habilidades, como natação, capoeira, musculação etc. A atividade física, principalmente nesta idade deve ser prazerosa para o jovem, é interessante que se inicie as atividades físicas ainda na pré-adolescência, com 11 ou 12 anos, ele começar a particar atividade física cedo, não significa que ele se tornará um atleta precoce, nessa idade é muito difícil você definir quais habilidades seu filho poderá desenvolver. Porém, exageros durante esta fase da vida terá efeitos mais severos que em adultos.

O adolescente tem que estar livre para escolher a atividade física que mais lhe agrada, para que assim ele possa manter a regularidade. Alguns pais, ao verem o sedentarismo dos filhos decidem matriculá-los em academias, sem mesmo consultar o jovem, e isso não é legal, pois ele não levará a sério algo que seja obrigado a fazer, alguns deles ficam traumatizados e afastam-se de vez das atividades físicas.

É sempre bom respeitar os limites e aptidões do adolescente. Fazer exercícios é sempre importante, em qualquer idade e na adolescência pode ajudar a moldar o corpo e até mesmo a personalidade do praticante.

Nas escolas, na maioria das vezes são oferecidas aulas de vôlei, basquete, futebol, entre outras, que é muito legal para a integração do seu filho com os outros alunos, se você perceber que ele se interessou em participar dessas aulas, incentive-o, porém, não o force porque se ele, por exemplo, tiver pavor de bola e você o obrigar a jogar vôlei será péssimo.

O ideal é conversar com o seu filho e tentar descobrir o que lhe agrada, para ajudá-lo a escolher a atividade física que mais lhe agrada. Caso ele opte por fazer uma academia, é indicado que ele faça só a partir dos 13 anos, desde que tenha um professor acompanhando suas atividades, e essas atividades serão de resistência muscular e não de força.

É no início da adolescência, mais ou menos aos 13 anos de idade, que ocorre a intensificação dos estímulos hormonais. Assim muitas mudanças começam a ocorrer no corpo do jovem, principalmente em sua estrutura óssea. O hormônio do crescimento, conhecido como GH, influencia no desenvolvimento dos ossos e age no tecido adiposo e na massa magra do indivíduo. Ao fazer exercícios nesta fase da vida, há uma interferência positiva para o crescimento e para uma distribuição da gordura pelo corpo do jovem, evitando a sua concentração em alguns órgãos.

Não existe comprovação científica que confirme que a prática de exercícios atrapalha o crescimento do jovem. A musculação é uma atividade bastante polêmica. Na adolescência, a musculação já pode ser feita, porque auxilia no trabalho para ganho de resistência muscular e aumento de força. O que não se deve fazer são os exercícios que exijam aumento de carga para crescimento dos músculos.

Quando se fala na natação como o esporte mais completo de todos, é preciso ressaltar que seus exercícios têm baixo impacto muscular por causa da água. Então, quando se opta por praticar esportes aquáticos ou fazer aulas de hidroginástica na fase da adolescência é preciso complementar com outra atividade física que colabore para a formação óssea.

Por que é bom meu filho praticar atividade física?

  • Aumento da força e resistência muscular, agilidade, flexibilidade, da condição cardiorespiratória etc…;
  • Melhora da composição corporal com a diminuição do percentual de gordura;
  • Ajuda a evitar a obesidade, diminui o colesterol ruim;
  • Ensina o jovem a ter disciplina;
  • Afasta das drogas;
  • Promove o relacionamento social;
  • Estimula a superação e a resolução de problemas e dificuldades;
  • Melhora a postura;

É interessante que os jovens iniciem as atividades físicas a partir de 11 anos, as atividades mais indicadas são:

  • Artes marciais;
  • Esportes coletivos (vôlei, basquete, futebol, handebol…);
  • Musculação (visando um trabalho de resistência muscular ) para adolescentes maiores de 14 anos;
  • Natação;
  • Dança;
  • Corrida;
  • Esgrima
  • Tênis
  • Aulas de alongamento.

Estas atividades podem ser feitas 3x por semana, com a duração de 45 minutos a 1 hora, sempre com o acompanhamento de um professor ou de um profissional. Se você sobrecarregar seu filho ele provavelmente perderá o interesse pela atividade física e deixará de praticá-la.

Antes de iniciar qualquer atividade esportiva, é recomendado que o adolescente, acompanhado de pais ou responsável, procure um médico fazer uma avaliação física.

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Fonte: internet

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