Como dar banho em recém-nascido?

Alguns pais, especialmente os de “primeira viagem”, sentem-se inseguros para assumir funções como o banho do bebê. Vamos ajudá-los?

Eu achava que sabia dar banho em bebê, eu achava que eu arrasava em tudo em relação aos cuidados com o bebê, #sqn, gente, eu não sabia nada. Fiz curso on-line de banho, sim, isso existe, fiz curso por meio de um CD que ganhei da Johnson´s, na maternidade fui lá no curso de banho, gente!!! Pára tudo!!! Você só saberá a sensação de você dar o primeiro banho em seu bebê quando você der o banho.

Em casa, o 1º banho quem deu foi a vovó, já o 2º banho fui eu, venci a barreira das dores da cesárea, e fui lá, mas foi muito legal, porque todo o medo que eu tinha parece que sumiu, tipo uma voz me dizia “caia na real você é mãe”! E eu cai na real e consegui dar um banho delicioso na pequena, quando eu terminei, parece qua a adrenalina baixou, e eu fiquei tremendo, mas o medo havia passado.

Para ajudá-los elencamos 10 passos para ajudá-los nesse momento:
Passo 1 – Deternime um horário e estipule qua aquele horário é o do banho, em casa até hoje é 11:00. Rotina é tudo na vida de uma mãe. Eu optei por esse horário por estar mais quentinho, mas o importante é smepre você, mãe, definir o que é melhor para seu bebê. Organize tudo antes de tirar a roupinha do bebê (espaço, acessórios, roupa, algodão etc.). É interessante que nos primeiros dias o banho seja dado no quarto do bebê para evitar que ele o bebê pegue friagem. Eu montava a banheira dela no quarto e o legal que a banheira dela tinha um suporte para eu colocar a toalha e os produtos de banho que facilitava bastante. Eu dei banho na Alice até 3 meses no quarto dela. A banheira dela era a Millenia, da Burigotto, com trocador. O trocador foi e é bem útil, quando você começa a dar banho no banheiro.banheira-millenia-.31.super4
Passo 2 – Prepare a água na banheira (que deve estar bem limpa), na temperatura de 35 a 36 graus (se o dia for quente, pode ser um banho mais fresquinho). Meça a temperatura com o termômetro ou com a parte interna do antebraço, que é bem sensível. No início, eu fervia a água em uma caneca e depois misturava com água fria até chegar na temperatura ideal, eu usava uma termômetro muito legal de pato da Munchkin, que indicava se a água estava boa para o banho, ele mudava de cor.

????????????????????????????????????

Passo 3 – Tire a roupa do bebê e aproveite para conversar com seu bebê, contar que é hora do banho, acariciá-lo, interagir com a criança. Eu cantava várias músicas para ela, conversava bastante, gente até hoje a hora que eu tiro ela do banho é um escândalo, inclusive para vestí-la, se seu filho faz isso, é super normal. E na boa se você como eu nessa hora teve vontande de sair correndo, amiga, #tamojunto, porque dá vontade. Então, é só olhar para seu lindo bebê que a vontade de sair correndo passa.
Passo 4 – Higienize a genitália com água morna para retirar o grosso das fezes. Até 6 meses eu usava água quente com algodão para higienizá-la, eu achava melhor que lenço umidecido. Morria de medo de alergias.

Passo 5 – Enrole o bebê na toalha (pra dar firmeza) tipo um charutinho e lave a cabeça com xampu adequado. Eu usei o xampu da Johnson´s.

xampu
Passo 6 – Limpe os olhos com gaze ou algodão úmido, tem gente que usa algodão, mas eu usava gaze porque saia menos fiapo e passe sabonete nas orelhas, tomando cuidado com os ouvidos. Lave o rosto com água e seque a cabeça do bebê para que não se resfrie.
Passo 7 – Retire a toalha e coloque o bebê no banho de imersão, apoiando-o no seu antebraço, de barriga para baixo, com a cabeça inclinada para cima e pés na banheira. Tem uns suportes que acompanham as banheiras que são ótimos, ajudam demais as mamães nesse momento.
Passo 8 – Lave as costas, o bumbum e a parte de trás das pernas.
Passo 9 – Vire o bebê de lado. Segure as duas mãos dele, com firmeza, sobre o peito para virá-lo para cima. Lave pescoço, ombros, braços, mãos, barriga, tórax, coto umbilical, genitália, pés e pernas. Você pode usar sabonete líquido ou em barras, mas nessa 1ª fase eu usei sabonete líquido da Johnson´s  o da cabeça aos pés da Johnson´s que eu tinha ganho na maternidade o (laranja), mas como inseri uma rotina na Alice com cheirinhos de banho, depois que acabou o da maternidade usava o da Hora de Brincar (azul)  líquido da Johnson´s, que não sei porque a deixava mais calma.

sabonete maternidade
sabonete dia a dia

Passo 10 – Retire o bebê da água, lentamente, segurando suas mãos sobre o peito. Enrole-o na toalha e coloque-o sobre uma superfície firme para enxugá-lo.

Como a Alice era muito agitada por volta das 18h00, com 2 meses introduzi o banho por volta das 19h00 para ela relaxar, uma coisa muito legal é você usar o banho como parte da sua rotina, o bebê fica bem mais calmo.

Para o banho da noite, eu usava o sabonete líquido Doces sonhos, da Johnson´s, gente, ele é mágico, parecia que a Alice sabia que era o banho da noite por causa do cheirinho, após o banho, antes de trocá-la eu fazia massagem nela com óleo da mesma marca. Ela relaxava, mamava e dormia.

saboneteoleo

e
Lembrete: o banho do bebê deve durar até dez minutos, porque sua pele é muito sensível a irritações e alergias.

Fonte: Revista Cláudia Filhos, junho de 2015 (página 68 a 71)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s