Como e quando lavar as roupinhas de bebê?

By

Sinceramente, eu quando estava grávida nem sabia que havia sabão especial para roupas de bebê, e muito menos que  era melhor eu lavá-las na mão, que eu não podia usar amaciante e mais um monte de coisas.

Mãe de 1ª viagem é sempre assim, por mais que você seja antenada em tudo que acontece relativo a gestação, algumas coisas passam.

Quando começar a lavar?

Indica-se começar a lavar as roupinhas do bebê entre a 30 e 32 semanas, para tanto você precisará de um cesto de roupas, um balde e uma bacia comprados especialmente para usar com as roupas do seu bebê.

A lavagem das roupinhas inicia-se com as roupas de recém-nascidos, principalmente as que você irá usar na maternidade.

Indica-se também que seja usado sabão especial para bebês ou sabão de coco para evitar que o bebê tenha alergias e que as roupinhas sejam lavadas à mão.

Como lavar?

Quando fui lavar as roupinhas da Alice, as de linho que eu iria usar na maternidade, as mantas e as roupas mais finas eu e a vovó lavamos à mão, separamos as roupas num cestinho de roupas só para as coisas da Alice, que deixamos no banheiro dela, depois lavámos as roupas a mão na bacia com um pouco de sabão líquido para bebê (o qual você achar melhor), eu usei Ola, após lavarmos, enxaguávamos bem, torcíamos delicadamente e colocávamos no balde, para depois estendê-las no varal, sempre no sol.

Depois, sinceramente, com um barrigão gigante, de repouso, não tive mais condições de lavar as roupinhas à mão, então fui pesquisar, não há nenhuma contraindicação em você lavar a roupa na máquina de lavar, então eu comecei a lavar as roupas na minha máquina mesmo e quando precisava também secava na máquina.

ec26

Tem mamães optam por  máquina para roupas delicadas só para as roupas do bebê,  uma bem legal é a Lavadora Eggo Brastemp, mas acho legal só se você puder comprar, se não puder use a sua mesmo, ou até o seu tanquinho.

lavadora-eggo-branco

Lavei até o tamanho P, e coloquei roupinha por roupinha nos saquinhos, achava lindo quando via isso em blogs. Todas as roupas da Alice separadas em saquinhos, limpinhas e cada tamanho tinha uma etiquetinha no saquinho para indicar a cor.

Na boa, essa coisa da etiqueta, durou só até a Alice nascer. Kkk Porque quando ela nasceu, eu não tinha tempo nem de ir ao banheiro, quanto mais separar roupinhas, no saquinho com bolinhas.kkk

Dicas de Mãe em ação:

Depois de me aventurar de todas as formas de lavar roupa de bebês hoje eu indico:

  • Roupas de linho, e roupinhas finas lave-as na mão mesmo porque se você colocar na máquina elas irão estragar( eu estraguei 2);
  • Não use amaciantes e nem sabão em pó comum, seu bebê pode ter alergia, e você até achar que é do leite (Coloquei amaciante uma vez, foi a sessão espirro);
  • Só use secadora se constar na etiqueta da roupa que é permitido, eu perdi muita roupa da Alice na secadora, porque elas encolheram principalmente as roupas nacionais;
  • Se for lavar na máquina não misture roupas claras com escura;
  • Se você, mãe, não tiver quem te ajudar, faça as coisas da forma mais simples possível, eu sempre tive o marido e a vovó, mas com o papai lavando as roupas, várias delas mudaram de cor. Kkk
  • Você pode achar besteira falar do sabão especial, ai você me fala eu sempre usei sabão normal e nada aconteceu com meu bebê, que bom! Mas saiba que acontece muito mais frequentemente alergias do que você imagina.
  • É legal você olhar na etiqueta das roupas a indicação de como ela deve ser lavada, porque na etiqueta há instruções para evitar que as roupinhas estraguem. Se você não souber interpretar os desenhinhos como eu, segue a tabelinha abaixo para nos ajudar.
  • Se você não tem condições financeiras de ficar comprando sabão especial, ou máquinas especiais, faça da forma que é possível para você, mas tente usar um sabão de coco que não é caro, pelo menos nos 2 primeiro meses do bebê. Faças tudo dentro da suas possibilidades financeiras e físicas.

tabela-de-simbolos-de-lavagem-de-roupas-1391810267363_643x478

Fonte: Imagens da internet

Anúncios