Mãe da semana: Thais Ferreira – Você sabe o que é pré-eclampsia e eclâmpsia?

thais familia

A mãe dessa semana é a Thaís Ferreira Leonardi, ela é criadora do grupo de mães do facebook Baby Center Brasil, casada com Matheus, mãe de Enzo Miguel de X anos e do David de 4 meses. A história dele eu tinha lido no grupo que ela administra, e achei interessante ela nos falar sobre a pré-eclâmpsia.

Você sabe o que é pré-eclâmpsia?

Segundo o site do Dr. Drauzio Varela “A gravidez pressupõe o crescimento de um ser geneticamente diferente dentro do útero da mulher, uma vez que herdou metade dos genes do pai. Ela não rejeita esse corpo estranho, porque desenvolve mecanismos imunológicos para proteger o feto. Em alguns casos, porém, ele libera proteínas na circulação materna, que provocam uma resposta imunológica da gestante, que agride as paredes dos vasos sanguíneos, causando vasoconstrição e aumento da pressão arterial.

A hipertensão arterial específica da gravidez recebe o nome de pré-eclâmpsia e, em geral, instala-se a partir da 20ª semana, especialmente no 3° trimestre.

A pré-eclâmpsia pode evoluir para a eclâmpsia, uma forma grave da doença, que põe em risco a vida da mãe e do feto.

As causas dessas enfermidades ainda não foram bem estabelecidas. O que se sabe é que estão associadas à hipertensão arterial, que pode ser crônica ou especifica da gravidez.

******

 

O meu nome é Thais Ferreira Leonardi, sou casada, tenho 21 anos e sou dona de casa.

Levei 3 anos pra engravidar, eu meu esposo fizemos exames e consultas e não tínhamos nada, éramos saudáveis!!

Entrei ate em depressão, cada exame negativo acabava comigo questionava a Deus porque eu não era escolhida!! Mas quando descansei entreguei nas mãos de Deus, ele me concedeu Meu milagre.

Tive uma gestação conturbada, entre idas e vindas ao hospital, com contrações fora do normal, tonturas e enjoos. Todas as vezes em que eu passava mal eu achava que ia morrer. Desmaios repentinamente, queda de pressão. Até que com 36 semanas descobri que eu estava com de pré-eclâmpsia. Eu inchava a cada dia mais e ninguém sabia o porquê!!

Eu sai do hospital público e fui pro particular onde um médico cesarista me deixou sofrendo pra eu desistir do parto natural que era minha vontade, só faltava a coragem.

Era 30/12/13, por volta de 5h00 da manhã quando acordei com contrações de 10 em 10 min. A noite eu já havia passado mal com enjoo constante. Acordei minha tia e meu esposo, liguei pra minha mãe e fomos ao hospital. Chegando no hospital me encaminharam para outra cidade com suspeita de infecção urinaria.

Chegando na maternidade, na outra cidade ninguém me examinou só ouviram o coração do bebê. Passou o dia, passou a noite e eu cada vez com mais dor, e me davam remédios pra inibir a dor. Até que fizeram um ultrassom, o bebê já estava bem, pesando 2,670 kg, nessa altura eu já estava com  36+5 semanas. Eu inchava e sentia muita dor até que o medico pediu exames e deu proteinúria. O que é isso??? Proteína na urina, que pode ser uma pequena infecção ou dependendo da quantidade pode ser grave e um sinal de pré-eclâmpsia.

Então no dia 02/01/2015, com  37 semanas, de parto cesárea de emergência, nasceu meu Enzo Miguel, com 2,680kg e 46 cm. Venci a de pré-eclâmpsia e graças a Deus estamos vivos.

Minha maior alegria e grito de vitória foi ao ouvir o choro do meu filho, eu só sabia glorificar a Deus por eu ter vencido.

Meu filho nasceu perfeito teve alta primeiro que eu!! Eu passei um pouco mal , mas não foi nada grave acho que foi muito nervoso, passar por tudo isso.

Chegando em casa eu chorava escondido pois meu bebê não pegava o peito (na maternidade não me orientaram quanto a amamentação, só me mandaram comprar conchas pós amamentação, pois a enfermeiras vira, que eu tinha bico invertido).Com isso meu filho perdeu peso e as enfermeiras deram complemento a ele.

Entrei em depressão eu só sabia chorar e quando eu via fotos de gestantes eu sonhava com uma futura gestação sem medo, tranquila…

No entanto, quando o Enzo tinha 4 meses engravidei novamente, do David, meu 2º filho !! No inicio da gravidez do  David, ainda sob depressão, rejeitei o medo que me bateu de passar por tudo de novo ou ate eu ou a criança falecer pois minha cesárea não havia cicatrizado bem!
Sem falar que eu tinha um bebê pra cuidar, mas minha família me apoiou e naquele momento fui curtir a oportunidade que Deus me deu novamente de ser mãe, afinal eu havia lutado tanto para gerar uma vida.

Minha 2ª gestação foi de risco, mas foi perfeita, tive picos de pressão, mas graças a Deus a doença não voltou.
David nasceu 14/02/2015, de 37+5 semanas com 2,870kg e 49 cm, de parto cesárea de urgência também.

Então oque tenho a dizer?
Tudo é no tempo de Deus!!
Deus prova nossa fé, a gravidez do Enzo foi conturbada ele é perfeito.
A gravidez do David foi perfeita, mas ainda lutamos contra o refluxo.
Creio que ele terá a cura!!
A fé é a base de tudo!!!

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s