Dica da vovó: Introdução a mamadeira – Bico morno

By

IMG_2467Participo de muitos grupos de discussão sobre a maternidade, e uma das maiores dúvidas das mães surge na hora de introdução a mamadeira, que na maioria das vezes é necessária tendo em vista o retorno das mamães ao trabalho. Depois de ler bastante e passar por essa situação seguem algumas dicas para introcução da mamadeira:

1) Leite: Seu bebê está acostumado com o seu leite, então, não queira que ele pegue mamadeira com um líquido estranho a ele (a fórmula) que ele dificilmente vai pegar. O que deu certo comigo: aluguei uma bomba de leite (Pump da Medela) e retirei o leite, essa bomba supimpa, super rápida perto das outras, saiu mais ou menos uns 30 ml. Nossa fiquei mal!!! Achei que não ia dar certo, mas já na segunda vez saiu 80ml, o melhor horário para extrair o leite é pela manhã, pelo menos foi para mim.

2) Mamadeira: A mamadeira que eu usei e deu certo comigo foi a de 125ml da Avent, com bico anti-cólica, o que eu fiz depois da minha bebê não querer pegar, de eu tentar 3 tipos de mamadeira, minha mãe teve a idéia de amornar o bico da mamadeira para dar a impressão que era quentinho igual ao bico do seio, fizemos e deu certo. Por que deu certo? O leite materno é extraído na bombinha e vai para um recipiente de vidro esse recicipente às vezes está gelado, então a hora que o bebê vai mamar não sente o leite quentinho, o leite dá uma esfriadinha, então aquecer o bico da mamadeira deu certo.

3) Como aquecer o bico? Você pode colocar ele rapidamente em água quente, cerifique-se que está em uma temperatura adequada para seu bebê, ou colocar uns 15 segundos no microondas, eu prefiro água quente.

4) Que faz a introdução? Há várias discussões sobre quem deve oferecer essa mamadeira, a primeira vez fui eu sem esquentar o bico e não deu muito certo, a segunda vez foi a vovó sem esquentar o bico e nada, já a terceira fui eu com o bico morno, e olha que deu certo. Uuhuhuu Já a quarta vez foi o papai que ofereceu e ela já pegou.

Creio que no meu caso, a transição para a mamadeira foi até que fácil, visto que algumas amigas ficaram desesperadas porque seus bebês não pegavam a mamadeira, pensavam até em mandar o leite materno para creche ou para os cuidadores dos bebês darem de colher ou seringa.IMG_2447

Introduzi a mamadeira com 4 meses e meio, pois precisava voltar a trabalhar.Amamentei minha filha até os 10 meses, então a mamadeira não atrapalhou em nada meu processo de amamentação.

A minha maior dica é paciência, tenha fé que uma hora pega.

Obs: essas dicas são parte da minha experiência como mãe e pesquisas que eu fiz.

Anúncios